Plantão

Após Aguiar, no Sertão paraibano ser escolhida para abrigar radiotelescópio, pesquisadores realizam evento on-line para lançar o projeto Bingo



Os pesquisadores envolvidos no projeto do Radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) realizam evento on-line na manhã desta terça-feira (6) para explicar os objetivos do projeto, que funciona no município de Aguiar, no Sertão paraibano. O evento é aberto ao público em geral e deve se estender até às 12h15 no Youtube.

Nesta quarta-feira (7), o evento continua, mas será realizado em inglês e voltado para os cientistas, discentes e pesquisadores da colaboração, com palestras de caráter técnico. 

O Bingo é um projeto internacional, liderado pelo Brasil, para a construção de um radiotelescópio no município de Aguiar. Esse telescópio tem o objetivo de estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do Universo. 

O radiotelescópio ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas. O município de Aguiar, localizado a cerca de 300 km de Campina Grande, foi escolhido por ser uma região geograficamente adequada e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil. 

O projeto Bingo pretende utilizar ondas de rádio produzidas pelo hidrogênio para mapear a energia e matéria escura. O telescópio poderá também revelar detalhes sobre misteriosos sinais de rádio que chegam ao nosso planeta.

Com liderança do Brasil e tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), o Bingo é uma colaboração internacional com presença da China, pela Universidade de Yangzhou, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.


Por Bárbara Wanderley