Plantão

Pai e filha morrem soterrados em desabamento de prédio



A Defesa Civil do Rio de Janeiro confirmou na manhã desta quinta-feira, 3, a morte de um homem e uma menina de dois anos, pai e filha, que estavam soterrados nos escombros de um prédio que desabou em Rio das Pedras, na Zona Oeste do município, por volta das 3h20 da madrugada. Ao todo, seis pessoas foram atingidas pela queda do prédio. 

A princípio, duas mulheres, de 28 e 38 anos, e um homem de 29 anos foram levados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Os três passam bem e dois deles já receberam alta. Pouco após às 9h, uma mulher que se comunicava com os bombeiros de dentro dos escombros foi socorrida de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Leblon.

Mais de 60 profissionais e cães farejadores fizeram as buscas no local. Uma equipe da Defesa Civil analisa pelo menos quatro edificações ao lado e na frente do prédio desabado para fazer possíveis evacuações. Um ponto de apoio aos familiares que perderam as próprias casas foi montado pela Secretaria Municipal de Assistência Social no local do desabamento. Além dos Bombeiros, há no local equipes da Polícia Militar, da fornecedora de energia Light, da Companhia de Trânsito do Rio de Janeiro, da Emlurb e de outras secretarias municipais. 

O motivo da queda do edifício ainda não foi identificado pelas equipes, mas, segundo apuração da Jovem Pan, há suspeitas de que o prédio seja uma construção irregular da região, controlada por milícias. Em 2019, dois prédios desabaram na Muzema, também na zona oeste, e 24 pessoas morreram.