Plantão

Capitais registram manifestações contra o governo Bolsonaro; veja imagens

 Imagem: JOAO GABRIEL ALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A passeata prosseguiu pela Avenida Presidente Vargas no Rio de Janeiro

Neste sábado, 19, manifestantes tomam as ruas de ao menos 19 estados do país para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de pedir o impeachment do chefe do Executivo, o grupo também reivindica mais vacinas contra a Covid-19 e a volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600. Até o momento, já foram registrados atos em regiões como Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e Teresina. Já no período da tarde, acontecerão manifestações em Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.

Confira imagens das manifestações neste sábado, 19:

Brasília, Distrito Federal


No período da manhã, duas manifestações ocorreram em Brasília. De um lado, uma passeata tomou a Esplanada dos Ministérios. Enquanto isso, as ruas eram movimentadas por uma carreata, que terminou também na Esplanada. Os organizadores estimam que 30 mil pessoas estiveram presentes no ato realizado no Distrito Federal.

Pernambuco, Recife


Palco de tumultos nas manifestações do último dia 29, Recife vivenciou atos mais tranquilos nesta manhã. Os organizadores da manifestação em Pernambuco estimam que 10 mil pessoas se reuniram para protestar. O ato iniciou cerca de 9h30 na Praça do Derby, em Recife, e acabou por volta de 12h15 após uma caminhada pela Avenida Conde de Boa Vista.

Rio de Janeiro


No Rio de Janeiro, a concentração da manifestação inicou às 10 horas na estátua do Zumbi de Palmares, na Praça Onze, região central da cidade. A passeata prosseguiu pela Avenida Presidente Vargas. O protesto ainda acontece e é acompanhado por guardas municipais e policiais militares. Não há horário definido para a dispersão.

São Paulo


Com início previsto às 16 horas, a manifestação na capital paulista concentra protestantes na Avenida Paulista. De acordo com os organizadores, o ato seguirá pela Avenida Paulista, passará pela Rua da Consolação e será dispersado na Praça Roosevelt.


Jovem Pan