Plantão

Cidades brasileiras têm atos a favor ao presidente Jair Bolsonaro e contra lockdown

Brasileiros foram às ruas neste sábado (1º), Dia do Trabalho, em diferentes municípios do país. Em São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belém (PA) e Salvador (BA) foram registrados atos de apoio ao governo e contra o lockdown. Em Brasília (DF), houve uma manifestação de profissionais da saúde.

Em São Paulo, na avenida Paulista, uma das faixas dizia "o povo não aguenta mais", em referência ao lockdown impo.

Assim como em São Paulo, também houve atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro na cidade de Belém (PA). A reinvidicação era por respeito às liberdades.

Apoiadores de Bolsonaro também se reuniram na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Muitos pediam intervenção militar liderada pelo presidente e repudiavam os ministros do STF.

O presidente Jair Bolsonaro usou um helicóptero das Forças Armadas para sobrevoar a Esplanada do Ministérios.

Algumas centenas de apoiadores se reuniram contra os efeitos do lockdown.

Com manifestações a seu favor acontecendo em várias capitais do país, o presidente Jair Bolsonaro usou neste sábado um helicóptero das Forças Armadas para sobrevoar a Esplanada do Ministérios, onde algumas centenas de pessoas se reuniram.

Manifestantes esperavam a participação do presidente, mas, depois de sobrevoar a Esplanada por cerca de meia hora, Bolsonaro voltou ao Palácio da Alvorada.

Manifestações aconteceram, além da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, e no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, além de outras capitais.

Nas redes sociais, os bolsonaristas subiram a hashtag "Eu Autorizo", em referência a uma fala de Bolsonaro, há cerca de duas semanas, em que o presidente disse que esperava "um sinal do povo" para agir.

Nas manifestações, faixas defendiam uma “intervenção militar com Bolsonaro no poder", além da aprovação do voto impresso e o fim das medidas de restrição de circulação decretadas nos Estados para conter a pandemia de covid-19.

Em Brasília, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, participou do ato e fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Eduardo postou uma imagem do helicóptero da Presidência e marcou o pai em suas redes.


Reuters com R7