Plantão

Alertas dos EUA sobre madeira ilegal não têm ligação com Ricardo Salles



Uma fonte do blog ligada à embaixada americana descartou possível relação entre alertas de envio ilegal de madeira brasileira para portos americanos e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na manhã desta quarta-feira (19), o político foi um dos alvos de operação da Polícia Federal para apurar suspeitas de crimes ambientais. 

Oficialmente, a embaixada americana não comentou o episódio. "Nossa cooperação ambiental com o Brasil é profunda e multifacetada e temos toda a confiança que continue. Como política não comentamos sobre investigações em andamento". Segundo a fonte, porém, são casos distintos. 

Os Estados Unidos relataram vários casos de contrabando de madeira brasileira para os portos americanos entre o fim de 2019 e início de 2020. As informações foram encaminhadas ao Ibama, órgão responsável pela emissão de autorizações e controle do material que sai do Brasil.

Os alertas, no entanto, foram rebatidos pelo instituto brasileiro, que tentou convencer as autoridades estrangeiras que o procedimento de autorização tinha mudado e os documentos exigidos já não eram mais necessários.

Entre os alvos da Polícia Federal, além de Salles, estavam empresários do ramo madeireiro e servidores públicos, entre eles o presidente do Ibama, Eduardo Bim. A investigação teve origem em denúncias feitas por autoridades estrangeiras sobre suposto "desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

Ricardo Salles disse considerar a operação desnecessária. "O ministério e todos os funcionários poderiam ter ido, se chamados, à Polícia Federal", afirmou.


R7