Plantão

Agricultor encontra “tesouro enterrado” com dinheiro antigo no Litoral Norte da Paraíba

Uma lata velha e enferrujada, mas cheia de dinheiro foi encontrada no assentamento Dom José Maria Pires, na zona rural de Alhandra, Litoral Norte da Paraíba. Toda a euforia que o achado provocou entre as pessoas do local, entretanto, foi em vão já que o dinheiro não tem valor algum. Isso porque as notas são todas antigas, de cruzeiros e cruzados, que acabaram esquecidas no local.


Tudo começou quando o agricultor Anderson Teixeira cavou uma área em frente à casa dele. E, pouco depois de iniciar o trabalho, se surpreendeu com o objeto. Era uma lata, aparentemente de leite em pó ou de outro produto similar, com 45 cédulas de dinheiro antigo.

“Eu pensei que era real. Que eu tinha tirado a sorte grande. Mas que nada”, afirmou Anderson, aos risos.

Ele explicou que, frequentemente, poças estavam se formando na frente de sua casa. Para resolver o problema, ele iniciou uma obra para reparar o local.

Começou a bater na terra para fazer um buraco, quando escutou o som de algo batendo em um metal - diferente do que era o esperado. Achou a lata, abriu e viu o dinheiro enrolado num saco preto que já se desmanchava.

A maioria das notas remetem à década de 1980. Mas João Vitorino, de 79 anos, o mais velho do grupo que ficou a admirar as notas de dinheiro, garante que algumas delas são ainda mais antigas.

Segundo João Vitorino, o achado lembra as antigas botijas, uma tradição do interior nordestino de esconder tesouros em lugares inusitados.

Para ele, inclusive, encontrar botijas pode dar azar, segundo reza a tradição. "É bom deixar umas moedas no lugar delas, para garantir", ensina.


 

Da Redação do Portal ConceiçãoPBOnline com G1