Plantão

SENAI-PB executa programa de práticas ambientais em obras de parques eólicos e solares na região de Santa Luzia

A Rede SENAI de Meio Ambiente, que é formada pelos departamentos regionais do SENAI da Paraíba e da Bahia, está executando o Programa de Comunicação Social - PCS, para o Complexo Eólico de Chafariz, que está sendo construído na cidade de Santa Luzia, no sertão da Paraíba. O PCS é um dos requisitos exigidos pelos órgãos de licenciamento ambiental, para que as obras de parques eólicos e solares sejam liberadas. 

“A construção do Complexo Eólico Chafariz tem sido de grande relevância para nosso estado e principalmente para a região do município de Santa Luzia. O SENAI PB está presente na execução do projeto desde o seu início, em meados de 2019 quando iniciou a capacitação de profissionais na área de construção civil para atuarem nessa mega obra, bem como em ações socioambientais para promover o desenvolvimento das localidades e beneficiar a população da região”, comentou Euler Sales, diretor regional do SENAI PB. 

Em 2016, o SENAI PB em parceria com o SENAI BA, também executou o mesmo programa na área de influência do Complexo Eólico Canoas, Lagoa I e Lagoa II, localizado nos municípios paraibanos de Santa Luzia, São José do Sabugi e Junco do Seridó. 

O trabalho de execução do PCS será realizado novamente com o Parque Solar Santa Luzia, que recebeu autorização da Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA para iniciar as obras.

O SENAI prestará o serviço de execução do programa no âmbito do licenciamento ambiental do empreendimento, para a empresa Neoenergia que é responsável pela construção do complexo. Através disso será realizada uma série de práticas ambientais voltadas a minimizar os impactos que poderão ocorrer durante a implantação e operação do Parque Solar.

A finalidade do PCS é promover um conjunto de ações com as instituições parceiras, povoados, escolas, associações e moradores visando evitar conflitos de informações que comprometam a execução dos serviços do referido complexo.

Nesse contexto o Programa de Comunicação Social visa promover um envolvimento entre todas as partes que estão ligadas, direta ou indiretamente, com a construção do empreendimento, através de dois elementos principais: o esclarecimento, feito de maneira contínua durante todas as etapas de execução do empreendimento através de reuniões públicas e articulações que possibilitam o envolvimento da população e sua participação direta nos processos em execução.

O Complexo Santa Luzia é formado pelos parques Canoas, Lagoa I e Lagoa II. Alocados nos municípios de São José do Sabugí, Santa Luzia e Junco do Seridó, na Paraíba, cada um tem 15 aerogeradores com capacidade instalada de 31,5 MW. Os três parques entraram em operação nos meses de setembro e outubro de 2017, sendo os primeiros do grupo no estado da Paraíba e o primeiro da região do sertão paraibano.

O empreendimento do Grupo Neoenergia será ampliado com a construção de mais 15 parques eólicos do Complexo Chafariz na mesma região da Paraíba, o que o tornará o maior complexo eólico da Empresa na América Latina.



Assessoria