Plantão

Quem foi ”Tiradentes”? Veja aqui detalhes históricos do famoso 21 de abril

Só para esclarecer alguns detalhes históricos do famoso 21 de abril ao rememorarmos o movimento separatista liderado por um grupo elitizado das “Minas Gerias”, do qual o alferes “Tiradentes” participou e, por tal ação, pagou com a vida. 

-”Tiradentes”, foi “por algum tempo, ‘dentista amador”, por isso o apelido. 

- Inconfidência, significa 'traição'. Portanto, os que chamaram Tiradentes de inconfidente, eram seus inimigos, que o assassinaram. 

- É com base nesse entendimento, que alguns historiadores costumam chamar o movimento ocorrido em 1789 (final do século XVIII) de 'Conjuração Mineira', significando o termo conjuração: conspiração, ou seja, um plano de luta contra a exploração realizada pela coroa portuguesa ao cobrar altos impostos dos mineradores (estava para ocorrer 'a derrama': cobrança de impostos atrasados, geralmente realizada com violência). 

- Os conspiradores pretendiam a independência da 'região das Minas' e não de todo o Brasil e nem de todos os explorados, como exemplo, não defendiam o fim da escravidão. Fatos que não tiram o heroísmo do movimento! 

- O 'dentista conspirador' só passou a ser considerado o mártir da independência mais de 100 anos depois, em 1889 (final do século XIX), com o fim da monarquia e início da República.



Por João Filho, Professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e na Secretária de Educação do Município de Conceição-PB, Graduado em História, especializado em História da Arte, Mestrando em Ensino de História, graduando em Direito e Jornalismo. Saiba mais...