Plantão

Compre no AMAZON

Os Melhores Preços no AMAZON

21 abril 2021

Quem foi ”Tiradentes”? Veja aqui detalhes históricos do famoso 21 de abril

Só para esclarecer alguns detalhes históricos do famoso 21 de abril ao rememorarmos o movimento separatista liderado por um grupo elitizado das “Minas Gerias”, do qual o alferes “Tiradentes” participou e, por tal ação, pagou com a vida. 

-”Tiradentes”, foi “por algum tempo, ‘dentista amador”, por isso o apelido. 

- Inconfidência, significa 'traição'. Portanto, os que chamaram Tiradentes de inconfidente, eram seus inimigos, que o assassinaram. 

- É com base nesse entendimento, que alguns historiadores costumam chamar o movimento ocorrido em 1789 (final do século XVIII) de 'Conjuração Mineira', significando o termo conjuração: conspiração, ou seja, um plano de luta contra a exploração realizada pela coroa portuguesa ao cobrar altos impostos dos mineradores (estava para ocorrer 'a derrama': cobrança de impostos atrasados, geralmente realizada com violência). 

- Os conspiradores pretendiam a independência da 'região das Minas' e não de todo o Brasil e nem de todos os explorados, como exemplo, não defendiam o fim da escravidão. Fatos que não tiram o heroísmo do movimento! 

- O 'dentista conspirador' só passou a ser considerado o mártir da independência mais de 100 anos depois, em 1889 (final do século XIX), com o fim da monarquia e início da República.



Por João Filho, Professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e na Secretária de Educação do Município de Conceição-PB, Graduado em História, especializado em História da Arte, Mestrando em Ensino de História, graduando em Direito e Jornalismo. Saiba mais...


Nenhum comentário: