Plantão

João Azevêdo se emociona ao falar da covid, destaca lições de vida na pandemia e revela que tem sofrido de insônia

A pandemia da Covid-19, impôs aos gestores um grande desafio. O avanço da doença, o aumento do número de óbito, o risco iminente de colapso no sistema público de saúde, e a lentidão da vacinação contra a doença, tem gerado um desgaste físico e emocional nos gestores.

O Governador da Paraíba João Azevedo (Cidadania) não está imune a essa situação de exaustão causada pelo trabalho desenvolvido para conter o vírus, garantir leitos disponíveis para todos os pacientes com a Covid, e consequentemente, salvar vidas.


Em entrevista a TV Itararé, concedida essa semana, João Azevedo fez um desabafo e se emocionou ao falar sobre a rotina de enfrentamento ao coronavírus.
Durante a entrevista o Chefe do Executivo paraibano não conseguiu conter a emoção ao destacar a luta nos últimos meses da pandemia.

Ao falar de sua rotina administrativa nos últimos 12 meses, João Azevêdo contou que a insônia e o estresse passaram a fazer parte do seu dia a dia com mais intensidade.
O gestor estadual fez ainda uma reflexão sobre o momento, afirmando que tem carregado dores pessoais e que a pandemia está ensinando uma dura lição sobre as relações humanas. Para ele, a pandemia trouxe inúmeras lições e vai mudar muitas pessoas, que a partir do vírus, terão uma melhor compreensão do valor da própria vida e da importância de manter os valores e as relações humanas.

O governador disse que está dormindo cada vez menos, devido a intensa agenda de trabalho.
João disse que a pandemia tem servido para mostrar, que precisamos das outras pessoas para viver, nesse mesmo momento de forma tão dura.  O governador destacou ainda que está consciente de sua missão no Estado, nesse tempo de pandemia, e enfatizou que a hora é de deixar de lado as pequenas  disputas e buscar salvar vidas.

– A insônia vem, não só pela idade, mas pelo nível de estresse que a gente tem. Essa pandemia vai mudar a vida de todos nós, a compreensão da própria vida, a relação do ser humano. Vamos aprender de forma dura que precisamos das outras pessoas. Essa é uma lição triste, mas real. E só vamos vencer essa pandemia com união. Nós precisamos salvar vidas. É o que me move a cada dia, essa busca. Essa é a minha missão e eu não posso perder o foco. Por mais que traga dores pessoais, por mais difícil que seja a perda de amigos e familiares, estamos fazendo o nosso trabalho – declarou.

João enfatizou que desde o surgimento do primeiro caso de Covid na Paraíba, o Governo do Estado não mediu esforços para tentar controlar o vírus. Um conjunto de medidas foram adotadas nesse período, como a abertura de novos leitos nos hospitais da rede pública, além dos decretos com medidas restritivas para evitar o contágio do vírus.



Por Severino Lopes