Plantão

‘O parlamentar que votar contra [impeachment de Moraes] pode ter vários ‘nãos’ nas urnas’, diz Kajuru

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), autor do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que os parlamentares poderão ser punidos pelo povo nas próximas eleições, se votarem contra o impeachment de Moraes. O pronunciamento foi feito em uma entrevista à Revista Oeste, divulgada nesta terça-feira (30).

Na última sexta-feira (26), o senador entregou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o pedido formal de afastamento de Moraes da Corte Suprema. Também foram entregues as quase três milhões de assinaturas de brasileiros, endossando o pedido de impeachment.

“Nunca um pedido de impeachment foi apresentado com um abaixo-assinado. O parlamentar que votar contra o impeachment dele poderá ter vários ‘nãos’ nas urnas”, destacou Kajuru.

“A única dúvida é esta, se há clima na Casa. Se os senadores vão entender que a gente faria a história pela primeira vez no Brasil aprovando o impeachment de alguém tão desrespeitado pela sociedade brasileira e que essa decisão tomada daria ao Senado uma outra imagem perante o Brasil. Daria o que o Senado não tem até hoje: credibilidade. E, principalmente, passaria a ter o STF mais respeito com os senadores”, disse Kajuru.

“Hoje, o STF olha para o Senado e vê os 81 senadores como medrosos, como se todos tivessem rabo preso. Essa é a chance que o Senado tem”, acrescentou o parlamentar.

Kajuru também destacou que o pedido de impeachment se baseia em diversos motivos, que “vão desde o trabalho dele aí em São Paulo, na Secretaria de Segurança Pública, passando pelo Ministério da Justiça do [ex-presidente Michel] Temer, até chegar, com a arrogância que ele chegou, ao Supremo Tribunal Federal.”


Terça Livre