Plantão

sexta-feira, 12 de março de 2021

Fórum de Combate à Corrupção alerta municípios paraibanos sobre ofertas fraudulentas de vacinas; mais de 200 cidades no Brasil tentaram comprar

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) alertou, nesta sexta-feira (12), aos municípios paraibanos sobre a oferta fraudulenta de vacinas contra Covid-19. No Brasil, mais de 200 prefeituras negociam, com uma empresa búlgara, a compra de vacinas, embora não tenham a certeza de que irão receber as doses.

De acordo com informações do Ministério Público Federal (MPF), o Focco-PB o alerta vai para os 223 municípios da Paraíba sobre empresas que estão realizando ofertas fictícias de venda de vacinas contra o coronavírus.

Segundo o fórum, a fraude não ocorre somente no Brasil, mas em outros países do mundo.

"O Focco sugere que as prefeituras, sempre que contatadas para adquirir doses de imunizante, busquem as procuradorias jurídicas dos municípios, a fim de que façam consultas da reputação das empresas no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), entre outras providências para certificar a veracidade e sustentabilidade da proposta de venda", consta no comunicado.

A empresa citada em uma reportagem do Estadão, TMT Globalpharma, disse atuar como intermediadora, mas as fabricantes disseram desconhecer do negócio. Essa empresa promete ainda entregar milhares de imunizantes nos em poucos dias, como o ClickPB apurou.

No entanto, uma das fabricantes de vacinas disse não ter acordo com essa empresa citada e garantiu que as doses produzidas já estão sendo destinadas aos governos nacionais/federais e ao consórcio internacional Covax Facility.


Por Aline Martins

Nenhum comentário: