Plantão

Covid-19: Após lockdown, aumenta o número de internados na UTI de Araraquara/SP

Após um mês do prefeito da cidade de Araraquara/SP, Edinho Silva (PT), decretar lockdown, o número de internados na UTI cidade aumentou em 37%.

Em 21 de fevereiro, dia em que o lockdown entrou em vigor, a UTI se encontrava com 62 leitos de UTI ocupados. No boletim do último domingo (21), o número de ocupação subiu para 85 leitos.

À época, o prefeito petista chegou a afirmar que a única solução para controlar o aumento crescente de pacientes em leitos de UTI na cidade era a instauração de mais um lockdown. O resultado, porém, foi o oposto.

Segundo boletim informativo de domingo (21) da cidade, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 se encontra em 89%. Em 21 de fevereiro, era de 98%. A mudança, porém, não ocorreu devido à redução da demanda, mas ao aumento da oferta.

Fazendo uma estimativa, conforme os dados apresentados, ficaria assim: em 21 de fevereiro de 2020, havia 63 leitos de UTI, contra 95 no último domingo (21).

Se esses 95 leitos já existissem no dia em que o lockdown foi decretado, a taxa de ocupação não seria de 98%, mas de 64% — bem menor, portanto, que a divulgada ontem, de 89%.

Considerando que os pacientes graves com covid-19 permanecem internados em torno de 15 a 20 dias antes do óbito, apenas os números entre o 20º dia de lockdown e domingo (20): período em que a taxa ficou em 3,8 mortes por dia. O levantamento foi feito pela Revista Oeste.

Um outro dado importante, que também aumentou, foi o número de óbitos. Antes, o índice diário de mortes se encontrava em 1,5. Atualmente, a taxa se encontra em 3,8 óbitos diários.


Terça Livre