Plantão

Conheça os 12 times que disputam o Campeonato Carioca 2021

O Campeonato Carioca 2021 começa nesta terça-feira (2) com o jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu, às 21h30, direto do Maracanã, com transmissão pela Record TV para o estado do Rio de Janeiro e mais 26 praças. 

Ao todo, 12 times disputam a competição com final prevista para 23 de maio.

Além do Rio, também receberão o sinal daquele que é conhecido como “o Estadual mais charmoso do país” Brasília, Salvador, Goiânia, Belém, Manaus, Cabrália, Campos, Uberlândia, Aracaju, Teresina, Macapá, Vitória, Rondônia, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma, Curitiba, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

Na primeira fase, chamada Taça Guanabara, os times jogam entre si em turno único (11 rodadas). Os quatro primeiro colocados se enfrentam nas semifinais: 1º x 4º lugar e 2º x 3º lugar, em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputam a decisão também em dois jogos. 

Conheça os times do Campeonato Carioca 2021

BANGU

 
Marcelo Mattos é atração do Bangu

Marcelo Mattos é atração do Bangu

DIVULGAÇÃO

O time que já foi duas vezes campeão estadual em sua história (1933 e 1966) ainda vive do passado glorioso. O clube de Moça Bonita já chegou a ser rebaixado quatro vezes para a segunda divisão, mas se mantém na elite do Carioca desde 2008, sempre como coadjuvante.

O técnico do Bangu é Marcelo Marelli, e o jogador mais conhecido é o veterano volante Marcelo Mattos, de 37 anos, que já jogou pelo Corinthians e pelo Vasco.

BOAVISTA

 
Jucilei vai jogar o Carioca pelo Boavista

Jucilei vai jogar o Carioca pelo Boavista

FACEBOOK/BOAVISTA

O clube de Saquarema contratou o goleiro Rafael, ex-Vasco, e o veterano volante Jucilei, ex-São Paulo e Corinthians, para a disputa do Campeonato Carioca. E ainda renovou o contrato do volante Fernando Bob, ex-Ponte Preta, Avaí e Internacional. O técnico do time é Leandrão.

A estreia será nesta quarta-feira (3), contra o Botafogo, no estádio Engenhão.

BOTAFOGO

 
Botafogo trouxe o técnico Marcelo Chamusca

Botafogo trouxe o técnico Marcelo Chamusca

FACEBOOK/BOTAFOGO F. R.

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo busca no Campeonato Carioca o início de uma reestruturação. O clube contratou o técnico Marcelo Chamusca, que dirigiu o Cuiabá na Série B e o Fortaleza na Série A. Também contratou o atacante Ronald, ex-Botafogo de Ribeirão Preto, e o volante Pedro Castro, que estava no Avaí, além de renovar os contratos de Guilherme Santos e Luiz Otávio. 

A última vez que o Botafogo ganhou o Campeonato Carioca foi em 2018. 

FLAMENGO

 
Gabigol é o astro do Flamengo

Gabigol é o astro do Flamengo

SERGIO MORAES / REUTERS - 14.2.2021

Atual bicampeão carioca e bicampeão brasileiro, o Rubro-Negro vai começar o campeonato com um time reserva, dirigido pelo técnico Maurício Souza, do sub-20. Também foram escritos jogadores que disputaram o Brasileirão, como Michael, Matheuzinho, João Gomes, Natan, Rodrigo Muniz e Gabriel Batista.

O elenco principal, incluindo os jogadores Hugo Souza, Diego Alves, Rodrigo Caio, Felipe Luis, Diego Ribas, Gabigol, Everton Ribeiro e Bruno Henrique, além do técnico Rogério Ceni, só volta de férias no dia 15 para participar do campeonato.

FLUMINENSE 

 
Roger Machado, técnico do Fluminense

Roger Machado, técnico do Fluminense

FOTO: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.

Depois da boa campanha no Campeonato Brasileiro, terminando em quinto lugar, o Fluminense chega ao Campeonato Carioca com esperanças de título. A estreia será nesta quinta-feira (4) contra o Resende, no Maracanã.

O principal reforço é a volta do técnico Roger Machado. O clube contratou ainda o zagueiro Rafael Ribeiro, do Náutico, e Samuel Xavier, lateral-direito que estava no Ceará.

MACAÉ

 
Treino do Macaé

Treino do Macaé

FACEBOOK/MACAÉ ESPORTE FUTEBOL CLUBE

Clube fundado em 1990, o Macaé disputa pela 14ª vez a divisão principal do Campeonato Carioca. A melhor campanha foi em 2009, quando ficou em quinto lugar. O time do técnico Charles Almeida tem como novidades para este campeonato o zagueiro Victor Barcelos, ex-América-RJ, e o zagueiro Matteo Zatorre, que estava no futebol da Bolívia.

O Macaé estreia nesta quarta-feira (3) enfrentando como mandante o Bangu, às 15h30.

MADUREIRA

 
Treino do Madureira

Treino do Madureira

FACEBOOK/MADUREIRA EC

Tradicional clube do futebol carioca, fundado em 1914, estreia no Campeonato Carioca nesta quarta-feira (3) contra o Volta Redonda, fora de casa. Entre os reforços para este campeonato estão o meia Caíque Valdívia, os atacantes Bruno Santos, ex-Goiânia, e Sillas Gomes, ex-Cabofriense, e os atacantes Luiz Paulo e Jean Richard - este um jogador nascido no Haiti e que está no Brasil desde 2019. Também vieram o zagueiro Mauricio, de 26 anos, ex-Oeste-SP, o lateral-esquerdo Izaldo, 27, ex-Vila Nova-MG, o lateral-direito Bruno Oliveira, 28, ex-Marília-SP, e o também zagueiro Breno Calixto, 28, ex-Brasiliense.

NOVA IGUAÇU

 
Raphael Carioca está de volta ao Nova Iguaçu

Raphael Carioca está de volta ao Nova Iguaçu

DIVULGAÇÃO

O Nova Iguaçu foi o campeão da fase preliminar do Campeonato Carioca e garantiu a sua participação entre os 12 clubes da elite. A estreia será nesta terça-feira (2) diante do Flamengo. O técnico da equipe é Carlos Vitor, que foi jogador do Nova Iguaçu nos anos 90. 

O clube contratou o zagueiro André Santos, de 31 anos, que estava no Sampaio Corrêa, e trouxe de volta o atacante Rafael Carioca. O craque do time, o meia Gustavo Apis, foi emprestado ao Fluminense.

PORTUGUESA

 
Treino da Portuguesa

Treino da Portuguesa

FACEBOOK/ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA

A Portuguesa do Rio contratou para este campeonato os volantes Wellington César e Everton Heleno, os atacantes Hugo Cabral e Rafael Oliveira, além do meia Robert, revelado pelo Fluminense. 

O treinador da Lusa é Felipe Surian.

A estreia da Portuguesa no Campeonato Carioca será nesta quarta-feira (3) contra o Vasco. 

RESENDE

 
O zagueiro Dão estava na Eslováquia

O zagueiro Dão estava na Eslováquia

FACEBOOK/RESENDE FC

O Resende contratou uma série de jogadores para poder disputar o Campeonato Carioca. Entre eles, está o atacante Nunes, ex-Vasco, que estava no Gama.

O clube também trouxe Guioto, volante revelado pelo Cruzeiro; outro volante, Derli, ex-Vila Nova; o meia Gustavo Índio e o lateral-esquerdo Alex Barros; o meia Jean Deretti, ex-Grêmio; e o zagueiro Dão.

VASCO

 
German Cano, atacante do Vasco

German Cano, atacante do Vasco

ALEXANDRE LOUREIRO/REUTERS - 21.02.2021

Assim como o Botafogo, o Vasco vai usar o Campeonato Carioca para se reerguer após o fiasco no Campeoanto Brasileiro, quando foi rebaixado pela quarta vez em sua história. O clube contratou o técnico Marcelo Cabo, que estava no Atlético Goianiense. Ele será responsável por promover uma renovação no elenco.

O Vasco não ganha o Campeonato Carioca desde 2016. A estreia será na noite desta quarta-feira (3), em São Januário, contra a Portuguesa.

VOLTA REDONDA

 
Jogadores do Volta Redonda

Jogadores do Volta Redonda

FACEBOOK/VOLTA REDONDA FUTEBOL CLUBE

O Voltaço estreia no Campeonato Carioca nesta quarta-feira (3) contra o Madureira, jogando em casa. O time fez uma boa pré-temporada para não fazer feio no estadual.

Foram 50 dias de muito trabalho físico, técnico e tático, além dos jogos-treinos que deram um ritmo de jogo importante para a estreia. Os destaques do time são João Carlos, João Vitor, Gabriel Pereira, Luís Felipe, Kaio Felipe e Paulo Vitor.


R7