Plantão

Inmet emite três alertas de chuvas intensas para Sousa e outras 208 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas para 209 cidades da Paraíba, válidos até 11h da quarta-feira (17). No total, são 86 municípios em alerta laranja de perigo de chuvas intensas, 33 em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas e 114 em um novo alerta amarelo de perigo potencial de chuvas. Ao todo, 24 cidades se repetem nos avisos.

No caso das cidades em alerta laranja de perigo de chuvas, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Nesses municípios, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para esses municípios, o órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, as pessoas não abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Nas cidades em alertas amarelos de perigo potencial de chuvas, a previsão é de que chova entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os cuidados devem ser os mesmos recomendados para os municípios com aviso laranja.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Cidades em alerta laranja perigo de chuvas intensas

Água Branca; Aguiar; Aparecida; Areia De Baraúnas; Belém Do Brejo Do Cruz; Bernardino Batista; Boa Ventura; Bom Jesus; Bom Sucesso; Bonito De Santa Fé; Brejo Do Cruz; Brejo Dos Santos; Cachoeira Dos Índios; Cacimba De Areia; Cacimbas; Cajazeiras; Cajazeirinhas; Carrapateira; Catingueira; Catolé Do Rocha; Conceição; Condado; Coremas; Curral Velho; Desterro; Diamante; Emas; Ibiara; Igaracy; Imaculada; Itaporanga; Jericó; Joca Claudino; Juru; Lagoa; Lastro; Mãe D´Água; Malta; Manaíra; Marizópolis; Mato Grosso; Maturéia; Monte Horebe; Nazarezinho; Nova Olinda; Olho D´Água; Passagem; Patos; Paulista; Pedra Branca; Piancó; Poço Dantas; Poço De José De Moura; Pombal; Princesa Isabel; Quixabá; Riacho Dos Cavalos; Santa Cruz; Santa Helena; Santa Inês; Santa Luzia; Santa Teresinha; Santana De Mangueira; Santana Dos Garrotes; São Bentinho; São Bento; São Domingos; São Francisco; São João Do Rio Do Peixe; São José Da Lagoa Tapada; São José De Caiana; São José De Espinharas; São José De Piranhas; São José De Princesa; São José Do Bonfim; São José Do Brejo Do Cruz; São Mamede; Serra Grande; Sousa; Tavares; Teixeira; Triunfo; Uiraúna; Várzea; Vieirópolis e Vista Serrana.

Cidades em alerta amarelo de perigo de chuvas intensas

Araruna; Areia De Baraúnas; Assunção; Bananeiras; Baraúna; Barra De Santa Rosa; Cacimba De Dentro; Caiçara; Casserengue; Cubati; Cuité; Damião; Dona Inês; Frei Martinho; Jacaraú; Juazeirinho; Junco Do Seridó; Logradouro; Nova Floresta; Nova Palmeira; Olivedos; Pedra Lavrada; Picuí; Riachão; Salgadinho; Santa Luzia; Solânea; Sossêgo; São José Do Sabugi; São Mamede; São Vicente Do Seridó; Tacima e Tenório.




G1 Paraíba