Plantão

Conceição é Itaporanga foram banhadas por forte chuva nesta quinta-feira(15), na Paraíba

O município de Conceição foi banhado pela melhor chuva do ano de 2021, na madrugada desta segunda-feira (15). Os números das precipitações chegaram a 29,2mm, conforme informações da Cagepa local, órgão responsável pelos dados pluviométricos oficiais.

A chuva teve início nas primeiras horas da madrugada e se estendeu até o início da manhã, de forma absolutamente tranquila e com poucos relâmpagos e trovões.

Ao todo, choveu 57.6mm no município de Conceição, durante o mês de fevereiro, deste ano de 2021.

Em Itaporanga, a chuva começou por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira 15, em todo o município de Itaporanga, que, em ao menos dez meses, não chovia tanto. Os registros pluviométricos indicam mais de 120 milímetros de água na cidade. Em algumas áreas rurais, a precipitação foi ainda mais forte ou menos intensa, como no sítio Cardoso dos Veriatos, onde a chuva alcançou 95 mm, e Catolé, com 93 mm, mas esses volumes devem aumentar porque a água continua caindo.

De acordo com informações chegadas à redação da Folha nas primeiras horas desta manhã, a chuva foi longa e intensa em todo o Vale e, em algumas áreas rurais da região, as precipitações podem ultrapassar os 150 milímetros. Na cidade de Pedra Branca, foram 172, 3 mm, enquanto que em Curral Velho, a chuva chegou a 82 mm.

Com tanta chuva, pequenos e médios reservatórios tomaram um bom volume de água. Para o agricultor que vinha desconfiado do inverno de 2021, depois dessa madrugada, o clima é outro: a certeza de que o período chuvoso vai se consolidar.



Folha do Vale