Últimas Notícias

Dia Mundial de Combate à Poliomielite tem vacinação na Paraíba

dia 24 de outubro é dedicado ao combate à poliomielite, doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus e conhecida popularmente como paralisia infantil. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde.

(SESreforça a importância da vacina e lembra que os pais têm até dia 30 deste mês para levar seus filhos menores de 5 anos de idade a um posto de saúde para vacinar.

Este ano, a Paraíba teve dez registros de notificação de casos suspeitos, sendo oito descartados e dois ainda seguem em investigação. A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada.

Até o momento, a cobertura da Paraíba é de 44,16%, a mais alta do Nordeste e a terceira do Brasil. O município de Boqueirão ultrapassou a meta e está com a cobertura de 109,24%. Em todo o estado, mais sete municípios apresentam cobertura adequada: Tenório, Areia de Baraunas, Boa Ventura, Zabele, Salgadinho, Dona Inês e Matureia.

Poliomielite

poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.


Portal Correio

Comente aqui com o Facebook: