Plantão

Presidente Bolsonaro diz que 100 milhões de vacinas chegarão ao Brasil ainda neste ano

O presidente Jair Bolsonaro falou novamente sobre as 100 milhões de doses da vacina para combater o vírus chinês que logo estarão disponíveis no Brasil.
A parceria com a Universidade de Oxford foi anunciada pelo Ministério da Saúde no dia 27 de junho.

“Se fala muito da vacina da Covid-19. Nós entramos naquele consórcio lá de Oxford. Pelo que tudo indica, vai dar certo e 100 milhões de unidades chegarão para nós. Não é daquele outro país não [em referência à China], tá ok, pessoal? É de Oxford aí. Quem não contraiu o vírus até lá. Eu não preciso tomar porque já estou safo”, disse Bolsonaro.

Ainda não foi comunicado o dia certo que as vacinas chegarão ao Brasil, mas segundo a Fiocruz, a esperança é que a assinatura do acordo seja realizada durante o mês de agosto.

Vacina contra a covid-19 está em fase final

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse à CNN Brasil na tarde desta terça-feira (28), que o governo Bolsonaro já encomendou 100 milhões de doses da vacina de Oxford ao combate da covid-19.

A vacina já se encontra na última fase de testes. Caso a vacina seja eficaz e segura, a primeira remessa deve chegar ao Brasil em dezembro.

“Nessa encomenda, está previsto o primeiro lote para chegar em dezembro e o segundo em janeiro. Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda comunidade científica”, disse.

Segundo o secretário, serão 15 milhões de unidades em dezembro e mais outro lote de 15 milhões em janeiro.



Terça livre