Plantão

Governo Bolsonaro é aprovado por 45%

Pesquisa PoderData confirma a tendência de melhora na aprovação do governo de Jair Bolsonaro e também na melhora da avaliação positiva do trabalho do presidente.
O levantamento mostra que a atual administração federal tem 45% de aprovação e 45% de desaprovação. A avaliação positiva do governo ficou 2 pontos percentuais acima da verificada na última pesquisa, realizada há 15 dias, de 20 a 22 de julho, quando era de 43%. A variação está no limite da margem de erro (2 pontos percentuais).

Há 2 meses, a administração federal era rejeitada por 50% e aprovada por 41%. A diferença era de 9 pontos. Agora há empate, com 45% de cada lado.

O aumento coincide com o período em que Bolsonaro passou a evitar falar com a imprensa ou fazer ataques a adversários.


© Fornecido por Poder360


A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Antes, a divisão de pesquisas do jornal digital chamava-se DataPoder360. Agora, passou a se chamar PoderData.


TRABALHO DE BOLSONARO

PoderData também perguntou o que os entrevistados acham do trabalho de Bolsonaro como presidente: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. A avaliação positiva do desempenho pessoal de Bolsonaro teve variação positiva dentro da margem de erro. Há duas semanas, era de 30%. Passou para 32%.

A atuação do chefe do Executivo é rejeitada por 41%. Há 15 dias, o grupo totalizava 43%. Há 45 dias, esse grupo abrigava 48% dos entrevistados. Os dados mostram que há trajetória de queda no indicador.

O percentual dos que consideram o desempenho do presidente regular foi de 23% para 25%.

© Fornecido por Poder360


O levantamento indica que os que mais avaliam bem o trabalho de Bolsonaro são:

  • homens (39%);
  • moradores da região Centro-Oeste (36%);
  • os que possuem ensino médio (35%);
  • desempregados e sem renda fixa (34%).

Os que mais avaliam negativamente são:

  • mulheres (48%);
  • nordestinos (48%);
  • pessoas com ensino superior (53%);
  • os que recebem mais de 10 salários mínimos (63%).

Leia a estratificação completa no infográfico abaixo:

© Fornecido por Poder360





ESTRATIFICAÇÃO POR RENDA

O quadro a seguir mostra como cada classe socioeconômica avalia o presidente. Bolsonaro manteve em 34% a avaliação positiva entre os mais pobres (desempregados e sem renda fixa).

Para mitigar a crise econômica causada pela pandemia da covid-19, o governo federal já liberou R$ 148,9 bilhões a 65,8 milhões de beneficiários do auxílio emergencial, segundo os últimos dados da Caixa Econômica Federal.

Aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos passaram a avaliar melhor o trabalho do presidente. Há 30 dias, 22% avaliavam como “ótimo” ou “bom”. Agora, 37% desse grupo tem essa percepção. Os que rejeitavam correspondiam a 58%. Agora são 40%.

© Fornecido por Poder360





OS 25% QUE ACHAM REGULAR

PoderData ainda mostra como se posicionam os que acham o trabalho de Bolsonaro regular (25%). O cruzamento dos dados indica que nesse grupo 53% aprovam o governo. Há 15 dias, eram 51%, variação dentro da margem de erro.

Os que dizem desaprovar somam 33% do grupo –alta de 7 pontos percentuais em duas semanas. Ainda nesse grupo, o percentual dos que não sabiam avaliar a administração federal caiu de 23% para 14%.

© Fornecido por Poder360


O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.