Últimas Notícias

terça-feira, 30 de junho de 2020

Câmara aprova projeto que muda nome da Rua Presidente João Pessoa para Dr. Antônio Martildes Leite, em Conceição

A Câmara dos Vereadores de Conceição aprovou, por unanimidade dos presentes, a mudança do nome da Rua Presidente João Pessoa para Dr. Antônio Martildes. O projeto foi da vereadora Dior Sabino e foi aprovado na sessão desta terça-feira (30).
A Rua Presidente João Pessoa é uma das principais da cidade e tem mais de 1 quilômetro de extensão. 

O projeto segue agora para o gabinete do prefeito Nilson Lacerda, que tem o poder de sancionar ou não.

Dr. Antônio Martildes Leite, nasceu em Conceição-PB, em 01/02/1939. Ele iniciou seus estudos no Grupo Escolar José Leite. Em seguida, veio fazer o ensino médio em João Pessoa, onde morou na Casa do Estudante na rua da Areia. Posteriormente concluiu o curso técnico em Contabilidade no colégio Getúlio Vargas e voltou a residir em Conceição, onde foi diretor do Colégio Estadual de Conceição por 17 anos. Ele dirigiu também o Hospital Caçula Leite, a Rádio Educadora de Conceição e foi presidente da Associação Filantrópica Nossa Senhora de Fátima, que gerenciava também o Hospital Infantil!

Não satisfeito em ter concluído o curso técnico, Antônio Martildes prestou vestibular na UFPB Campus de Sousa, onde foi aprovado no curso de Direito. Ele concluiu o curso tendo se tornado um dos melhores advogados da região, pelo dom da oratória e muita dedicação aos estudos.

Como advogado, Antônio Martildes teve embates históricos no tribunal do júri com figuras como Dr. Hugo Rodrigues dos Santos, Valberto Cosme de Lira, entre outros grandes nomes do Ministério Público, que passaram pela comarca de Conceição!

Posteriormente, o advogado expandiu seu trabalho em ações em outros estados, militando também no Direito Civil, Trabalhista, Previdenciário e da Família, ajudando muitas pessoas da região, sem cobrar ações dos menos favorecidos por mais complicadas que fossem!

Tornou-se Defensor Público no início da década de 80, onde pelo cargo passou a trabalhar efetivamente de forma gratuita a todos que o procuravam, sem distinção! Tornou-se vice-prefeito no mandato de 1993-1996 e foi peça primordial no sucesso da administração do filho, o médico Dr. Rômulo Antônio, que foi prefeito no mandato seguinte 1997-2000, exercendo o cargo de Secretário de Finanças.

Posteriormente, ele se aposentou, porém continuou a fazer o trabalho de ajudar na profissão e fora dela os mais necessitados.

 No dia 19 de agosto do ano de 2019, Antônio Martildes faleceu em decorrência de um quadro demencial progressivo, instalado 5 anos antes!

Dr. Antônio é reconhecido hoje como um dos maiores benfeitores de Conceição. Ele era casado, deixou 6 filhos (3 médicos, 2 enfermeiras e1 fisioterapeuta).



Vale do Piancó Notícias

Comente aqui com o Facebook: