Plantão

Produtores de cachaça na Paraíba doam 'álcool 70' para hospitais em combate ao coronavírus

Os produtores de cachaça da cidade de Areia, na região do Brejo da Paraíba, anunciaram que a partir de sexta-feira (20) vão fornecer álcool líquido com concentração de 70% de etanol para hospitais e postos de saúde do município. A distribuição dos kits com álcool em spray faz parte de uma iniciativa da associação para combater a pandemia de coronavírus.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA), Thiago Baracho, inicialmente serão doados 100 litros do produto, que serão usados no Hospital Municipal Hercílio Rodrigues.
O material será utilizado na desinfecção de superfícies e equipamentos hospitalares.

“Não podemos doar muito porque o álcool líquido é muito inflamável. São 100 recipientes em spray rotulados e, de acordo com a demanda, eles devolvem e nós reabastecemos”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente da APCA, a ideia inicial era produzir álcool em gel, mas as empresas tiveram dificuldade em adquirir os insumos necessários, que já estariam em falta. “Mas, para não deixar de contribuir, nós decidimos produzir o álcool através de um resíduos que temos na produção da cachaça, que é a cachaça de ‘cabeça’. Corrigimos esse produto para virar álcool a 70%”, explicou.

A conversão da cachaça de cabeça para o álcool está sendo feito na Usina da Cachaça Triunfo, que já tinha uma demanda excedente em estoque. “As outras cachaçarias estão levando as suas cachaças de cabeça e lá está sendo produzido o álcool 70”, completou Baracho.



Da Redação com G1