Plantão

ON Explica: receitas de álcool gel caseiro funcionam?

Em meio ao sumiço de álcool gel em todo o país, muitas receitas caseiras do produto estão sendo divulgadas nas redes sociais.

De acordo com o professor Dr. Álvaro José dos Santos Neto, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-UP), a prática é perigosa e não recomendada por profissionais das áreas de saúde e da química.  


"Vejo que tem várias receitas pela internet, coisas bem inusitadas como pegar gelatina de alimentos, e isso não é recomendado, os produtos formulados por profissionais não são feitos desta maneira", explicou.  

Para Neto, a produção caseira pode acarretar outros problemas e ter efeito contrário da higienização. "As pessoas não sabem exatamente o que estão fazendo e podem produzir algo que pode não ter um efeito desejado e causar um acidente ou algum outro problema porque, a menos que a pessoa tenha um laboratório apropriado, não é possível testar a eficácia do produto", disse.  

Confira outras questões levantadas sobre a utilização de álcool:  

O álcool gel é a única medida eficaz para cuidados de higiene?

- O álcool gel é somente um auxiliar neste processo, o mais simples e efetivo é lavar as mãos com água e sabão. É bom entender que o álcool em gel não é o melhor para fazer a limpeza das mãos. Ele tem uma ação de desinfecção, mas não esteriliza totalmente. Se você tiver sujeira nas mãos, ele não vai remover, ele só vai espalhar e dissolver uma parte. O álcool é uma opção para quem não tiver como fazer a limpeza das mãos, para quem vai cuidar de alguém, teve contato com superfícies ou até quando vai almoçar.  

Como devemos fazer a limpeza correta das mãos?

- O mais simples e a primeira ação sempre é a lavagem das mãos com água e sabão. Não uma lavagem simples, é preciso lavar entre os dedos, embaixo das unhas, nos pulsos, a parte de frente e de trás das mãos. Em caso de uso de acessórios, como relógios, pulseiras e anéis, é preciso retirar para essa higienização. Essa é a principal recomendação. É barato e pode ser feito em todo lugar.  

Em caso de higienização de casas e locais de trabalho, o que substitui o álcool gel?  
- Para o ambiente doméstico ou de trabalho, vários produtos de limpeza para superfícies têm capacidades desinfetantes e podem ser usados como substituição do álcool em gel. O álcool 70 também é efetivo, pode colocar em frascos com spray e usar em superfícies. 

Como é feito este produto?
- Não é um processo complicado, existem diversas regulações porque nenhum produto comercializado é idêntico. Pela legislação brasileira, todos precisam ter 70% de álcool e pode ter até mais um pouco do que isso. Tem uma outra substância que é a que forma o gel, e é essa que tentam fazer usando gelatina, maisena e outros produtos considerados inusitados. Como esse produto vai ser usado para as mãos, também colocamos produtos para que ele fique menos agressivo. Farmácias de manipulação e indústrias podem fazer sem problemas, mas é necessário ter o controle de qualidade para garantir que o produto seja apropriado para uso. 


ACidade ON