Plantão

Menina de 13 anos é provável 4º caso de coronavírus no Brasil

Uma menina de 13 anos é tratada pelo Ministério da Saúde como um possível novo caso de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2) no Brasil. 

A estudante viajou ao norte da Itália entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Segundo o ministério, ela ficou internada em um hospital na cidade de Dolomiti, após uma lesão em um ligamento. Ela foi submetida a uma cirurgia.


No retorno ao Brasil, em 2 de março, deu entrada no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde reside, e foi testada para o novo vírus, mesmo sem sintomas da infecção pelo vírus.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou nesta quarta-feira (4) que a jovem apenas "fez uma coleta, sem nenhum critério".

"O único critério era a viagem, não tinha até então um critério objetivo. [...] É um achado de saúde pública."

O exame para SARS-CoV2 feito por um laboratório particular deu positivo, mas aguarda contraprova, que está sendo analisada pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do estado. 

O ministro ressaltou que pode ser que a menina ainda esteja assintomática, dado o período de incubação do vírus, que pode levar até 14 dias. 



Fernando Mellis, do R7, e Christina Lemos, da Record TV