Plantão

Coronavírus: Argentina declara quarentena total até 31 de março

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, decidiu declarar quarentena total no país, como forma de tentar controlar o surto de coronavírus em seu território. A medida passará a valer a partir da meia-noite desta sexta-feira (20) e vai durar pelo menos até o dia 31 de março.

A decisão do presidente foi tomada após uma reunião com os governadores das províncias argentinas na tarde desta quinta-feira (19), na Casa Rosada, sede do governo do país, em Buenos Aires.

Fora de circulação

Durante a quarentena, estará proibida a circulação de pessoas pelas ruas de todo o país. Elas poderão sair apenas para comprar comida ou remédios em locais próximos às suas residências. Se forem pegas fora dessas condições, podem ser presas e, se estiverem de carro, o veículo será apreendido.

Segundo o jornal La Nación, a vigilância será feita por homens das Forças Armadas, em conjunto com as polícias municipais e provinciais. Quem for pego será acusado de crime contra a saúde pública.

A Argentina, que tem pelo menos 128 casos confirmados e 3 mortes por coronavírus, fechou suas fronteiras no último domingo. Essa medida também vale até o fim do mês.

"Seremos absolutamente inflexíveis", disse Fernández em entrevista coletiva na residência presidencial de Olivos, em Buenos Aires, após uma reunião com parte dos ministros e dos governadores das províncias.



Fábio Fleury, do R7