Plantão

Vítima de erupção acorda do coma e descobre morte de marido e filha

Uma australiana de 48 anos acordou recentemente após passar dois meses em coma e descobriu que seu pior pesadelo estava apenas começando. Lisa Dallow foi uma das vítimas da erupção do vulcão Whakaari, na Ilha Branca, na Nova Zelândia, no último dia 9 de dezembro.

Ela sofreu queimaduras em 60% do corpo e foi transferida para Melbourne, para tratar os ferimentos. Quando acordou, Lisa descobriu que o marido, Gavin Dallow, e a filha, Zoe, 15, morreram durante a erupção. A família estava de férias na ilha neozelandesa quando ocorreu a explosão, segundo o jornal The Australian.

Segundo um representante da família disse à imprensa australiana, Lisa teve problemas para aceitar o que aconteceu com o marido e a filha. "Levou um tempo para ela processar tudo, ela ficava dizendo que não conseguia acreditar que eles tinham morrido", disse.

Lembranças dolorosas
"Ela se lembra da explosão e de gritar para todos correrem dali", contou o parente. "Também consegue se lembrar das pedras caindo por todos os lados e atingindo-a nas costas. Depois, pensou 'quando vão nos resgatar?' A única coisa que ela se lembra depois é de acordar no hospital, sem saber onde estava."

Lisa ainda estava em coma quando seu marido foi enterrado, no mês passado. Já enterro de Zoe foi adiado para que ela pudesse participar. No entanto, a mãe ainda está com a saúde frágil demais para poder comparecer.

"Obviamente, Lisa não pôde decidir nada sobre o velório de Gavin", disse a cunhada dela, Meredith Dallow. "Então queríamos que ela pudesse decidir, mesmo que ela não consiga comparecer, o que ela quer para Zoe. Infelizmente, ela terá de ver tudo por vídeo."

De acordo com a polícia neozelandesa, 21 pessoas morreram em decorrência da explosão do vulcão. Dessas, 19 perderam a vida ainda na ilha e duas acabaram morrendo no hospital, em decorrência dos ferimentos.



Fábio Fleury, do R7