Plantão

Boqueirão ganha quase 20 mi de metros cúbicos de água em três dias

O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 22,17% de volume nesta terça-feira (4), o que equivale a 103,41 milhões de metros cúbicos de água (m³). 

No último sábado (1°), o reservatório tinha 84,45 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas do fim de semana, houve ganho de 18,96 milhões de m³. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades próximas.


O manancial está recebendo recargas desde janeiro deste ano. Segundo a meteorologista da Agência executiva de águas (Aesa), Marle Bandeira, as chuvas representam um padrão dentro da média para este período do ano.

“O período de chuvas é de fevereiro a maio [na parte oeste do estado], portanto, é normal que as regiões do Cariri e Sertão recebam água”, disse. A tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano.

Chuvas na Capital
Barreira do Castelo Branco
Um deslizamento foi registrado na Barreira do Castelo Branco, em João Pessoa, na manhã dessa segunda-feira (3). O problema é recorrente em dias de chuva. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das faixas do quilômetro 18 da BR-230, no sentido João Pessoa/Cabedelo.

Em outro trecho da BR-230, no quilômetro 27, foi registrado um engavetamento envolvendo quatro veículos. A PRF acredita que o acidente ocorreu em decorrência das chuvas e do serviço de retirada da terra que desmoronou da Barreira do Castelo Branco. Ninguém se feriu.

Também por conta das chuvas, o trânsito ficou intenso e lento na Avenida Beira Rio, sentido bairro/Centro, um dos principais corredores da cidade. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), também houve lentidão no tráfego na Principal dos Bancários; no Viaduto das Três Lagoas; e em trecho da BR-230 próximo a uma empresa varejista.

Previsão do tempo

De acordo com a previsão da Aesa, na manhã desta terça-feira (4), houve uma sensível redução na nebulosidade em grande parte do estado da Paraíba. No entanto, a alta concentração de umidade presente no ar associada ao calor deixará o tempo propício à ocorrência de chuvas localizadas no fim do dia.

O Agreste do estado está com nebulosidade variável. Poderão ocorrer pancadas de chuvas pontuais. A máxima é de 32° C e mínima de 22° C. No Brejo, a máxima é de 30° C e a mínima de 22° C.

No Cariri, a máxima é de 35º C e a mínima de 21º C, com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas pontuais. No Litoral, máxima de 32° C e mínima de 25º C.

No Sertão do estado, terá ocorrência de chuvas pontuais apenas no fim do dia. Máxima de 37° C e mínima de 24° C. Na região do Alto Sertão, poderá ocorrer chuvas no fim do dia; a máxima é de 36º C e a mínima de 23º C.



Por Ingrid Donato