Plantão

Mãe transporta 5 kg de dinamite na mochila do filho de 3 anos

Na tarde da última sexta-feira, 24, uma mulher de 19 anos foi presa em flagrante por transportar uma dinamite de cinco quilos na mochila do filho, uma criança de 3 anos. Eles percorreram o caminho entre Tocantins e Anápolis, em Goiás, de ônibus, com o explosivo.

Apesar de a abordagem de uma mulher com criança ser incomum, segundo a própria polícia, ela estava conversando com um suspeito conhecido quando a Polícia Militar desconfiou da movimentação.


O homem foi liberado, mas os policiais encontraram a dinamite na mochila. A PM disse que ela confessou que transportava o explosivo a mando de um homem. Ela foi detida, disse ter recebido R$ 1.000 de pagamento pelo transporte e não revelou quem é o mandante.

Esse tipo de artefato costuma ser usando para explodir agencias bancárias.

A jovem, que teve o nome preservado, deve passar por audiência de custódia na segunda-feira, 27. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar.

Como denunciar

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos. Pode aplicar medidas com força de lei. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, na sede do conselho. Encontre o telefone do Conselho Tutelar mais próximo digitando “Conselho Tutelar + o nome do seu município” no Google.

CREAS / CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam o atendimento em atenção básica à população em geral, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento de média complexidade, que inclui o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Acesse o site do Ministério da Cidanania, localize as unidades por Estado ou município.

Ministério Público

Responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. Os promotores de justiça têm sido fortes aliados do movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO), que pode e deve ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. No site da Childhood Brasil você encontra o contato do MP de todos os estados brasileiros.


Catraca livre