Plantão

Coronavírus: sobe para 25 mortos na China e infecção se espalha

Um novo coronavírus já matou 25 pessoas na China e infectou mais de 800, informou o governo China nesta sexta-feira (24). A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou  declarar emergência, mas parou de declarar a epidemia de preocupação internacional.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse que 830 casos foram confirmados até agora e 25 pessoas morreram na quinta-feira. A maioria dos casos está na cidade chinesa de Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha se originado no final do ano passado.

Casos não fatais foram encontrados em pelo menos outros sete países.

As autoridades de saúde temem que a taxa de transmissão acelere, já que centenas de milhões de chineses viajam para casa e para o exterior durante as férias de uma semana do Ano Novo Lunar, que começa no sábado.


No entanto, era "um pouco cedo" para considerar o surto uma "Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional", disse Didier Houssin, presidente do painel do Comitê de Emergência da OMS, depois que o órgão se reuniu em Genebra. Essa designação exigiria que os países intensificassem a resposta internacional.

"É uma emergência apenas na China", disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Ainda não se tornou uma emergência de saúde global, mas pode se tornar”, afirmou.

Lutando para conter o surto, o governo local de Wuhan, uma cidade de 11 milhões de pessoas na província de Hubei, suspendeu a maior parte do transporte na quinta-feira, incluindo voos de saída, e as pessoas foram instruídas a não sair. Horas depois, a vizinha Huanggang, uma cidade de cerca de 7 milhões de pessoas, anunciou medidas semelhantes.

"O bloqueio de 11 milhões de pessoas é sem precedentes na história da saúde pública", disse Gauden Galea, representante da OMS em Pequim. A organização afirmou, no entanto, que ainda não estava recomendando restrições mais amplas a viagens ou comércio.

Acredita-se que a cepa de vírus anteriormente desconhecida tenha emergido de animais silvestres comercializados ilegalmente em um mercado de animais em Wuhan.

Ele criou alarme porque há várias incógnitas em torno dele. É muito cedo para saber o quão perigoso é e com que facilidade se espalha entre as pessoas.

Não existe vacina para o vírus, que pode se espalhar através da transmissão respiratória. Os sintomas incluem febre, dificuldade em respirar e tosse.



Do R7, com Reuters