Plantão

Projeto conta histórias de voluntários que atuaram pelo meio ambiente

Quem são as pessoas que atuaram voluntariamente nos desastres de impacto ambiental que aconteceram em 2019 no Brasil? Neste Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, a plataforma social Atados lançou a exposição “Mãos voluntárias por um ambiente inteiro”, que reúne relatos, fotografias e vídeos para dar visibilidade e reconhecer voluntários que se engajaram em causas sociais e ambientais, tendo como pauta principal as tragédias que marcaram este ano.

Em 2019, desastres ambientais impactaram direta e indiretamente a vida de milhares de pessoas. Só no Brasil, é possível citar o rompimento da barragem em Brumadinho, seguido das queimadas na Floresta Amazônica e o derramamento de óleo no Nordeste.

Diante dessas tragédias, não podemos deixar de notar a importância dos voluntários que atuaram nessas causas, dispondo seus esforços e seu tempo para diminuir o impacto gerado ao meio ambiente. No entanto, os dados do IBGE de abril deste ano apontam que apenas 4,3% da população brasileira têm algum envolvimento com trabalho voluntário, o que se mostra um dado preocupante tendo em vista o número total de habitantes.


Apesar da baixa porcentagem de voluntários no Brasil, ainda encontra-se esperança quando conversamos com alguém como a Flávia, que é voluntária na Construide há 2 anos e participou este ano da construção de duas casas em Brumadinho, Minas Gerais.

Flávia resume que a experiência de ser voluntário é sobre “o amor ao próximo e gratuito” e diz que “é o que mais precisamos atualmente, e quando oferecido com verdade e vontade, a recompensa acaba sendo a mesma: mais amor compartilhado. O voluntariado é isso, oferecer o melhor que se tem”.

O Dia Internacional do Voluntariado é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.
Exposição: online e no metrô de SP

A exposição “Mãos voluntárias por um ambiente inteiro”, que será online e presencial, foi pensada em parceria com o Museu da Pessoa e o SP Invisível.

Para compartilhar as histórias de voluntariado, será criada uma coleção virtual no site do museu com os depoimentos, fotos e vídeos desses voluntários e de organizações que atuaram na causa ambiental. Você participa de alguma causa e quer contar sua história? Envie o depoimento neste link!

Além disso, quem passar pelo Metrô República, no centro de São Paulo, entre os dias 5 a 13 de dezembro, poderá ver de perto as fotos e depoimentos dessas pessoas. A ideia do projeto é despertar o sentimento de pertencimento à causa para gerar engajamento na população e promover o voluntariado como ferramenta de transformação social.


Catraca livre