Plantão

UEPB ofertará vagas para venezuelanos refugiados

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião na última terça-feira (26), a criação de um programa voltado para o recebimento de pessoas na condição de refugiados, apátridas e migrantes com visto temporário de acolhida humanitária para os cursos de graduação da Instituição.

O ingresso desses estudantes será dado a partir de vagas remanescentes disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Só após isso, o edital será lançado com a previsão para a divulgação do próximo semestre.


O processo, que teve como relator o conselheiro Jomar Ricardo da Silva, indicou que, além da distribuição das vagas, a PROGRAD também será a responsável pela elaboração do edital e pelo processo seletivo que será realizado.

A partir dessa decisão, a Universidade Estadual da Paraíba passa a formar uma parceria com o alto-comissariado das Nações Unidas para Refugiados, por incluir em suas atividades o desenvolvimento de políticas públicas de ingresso e permanência de refugiados.

“A UEPB é pioneira entre as universidades da região Nordeste a realizar uma proposta dessa natureza. Na condição atual, devido à situação de guerra em grandes nações, por conflitos, perseguições e violência, o Estado da Paraíba é uma esperança para essas populações em situação de desespero e a Universidade possui condições de oferecer um serviço de educação superior para essas pessoas”, destacou Jomar Ricardo, em seu parecer.

Segundo explicou o coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, com a criação desse programa a Universidade se insere no quadro de instituições que têm essa possibilidade regimental de colaborar com o enfrentamento à crise global de refugiados.

“Só esse ano cerca de 350 pessoas vindas da Venezuela chegaram à Paraíba. Dessa forma, as pessoas que têm idade e condição de acompanhar um curso superior, depois de ter a possibilidade interrompida por essa condição de fugir de seu lugar de origem, serão acolhidas por nós. São vagas que não foram aproveitadas pelos processos seletivos regulares da UEPB. Por isso, não faz sentido, diante da crise humanitária que colocou a Paraíba no mapa dos refugiados, que não tomemos uma providência que esteja ao nosso alcance, oferecendo um processo justo e equitativo”, ressaltou.

Venezuelanos na Paraíba

Maior parte de refugiados, Venezuelanos continuam a chegar na Paraíba. Na última quarta-feira (27), o Portal MaisPB registrou a chegada de novos venezuelanos a João Pessoa. Os imigrantes pediam comida e oportunidade de trabalho. A situação dos refugiados na Venezuela na Capital paraibana foi tema do primeiro Repórter MaisTV, do Portal MaisPB, no mês de agosto.


MaisPB