Plantão

Orquestra da UFPB faz concerto dedicado às crianças nesta sexta

No 15º concerto desta temporada, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza espetáculo em homenagem às crianças. A estreia da peça “Zé Lins, o Pássaro Poeta”, que traz o universo do escritor paraibano José Lins do Rego em formato lúdico, ocorrerá nesta sexta-feira (11), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa, a partir das 19h. A entrada é franca.


O concerto se trata de uma adaptação da peça produzida pelo grupo teatral paraibano Engenho Imaginário e que vem sendo encenada desde 2007 . Agora com configuração sinfônica, é baseada na obra ‘O menino que virou escritor’, de Ana Maria Machado, com texto e direção de Valeska Picado. Inspirado no teatro de Ilo Krugli, traz a magia e o poder da fantasia, fazendo uma viagem pela fascinante história do escritor regionalista.

O espetáculo tem originalmente a direção musical do compositor e maestro Carlos Anísio, que fez os arranjos orquestrais para esta versão, sobre canções que ele mesmo compôs ou traduziu do cancioneiro popular brasileiro. Carlos Anísio é quem rege este concerto, que conta com a atuação cênica dos atores Naná Viana, David Muniz, Itamira Barbosa e Nina Elsia.

Segundo Itamira Barbosa, assistente de direção e coreógrafa do espetáculo, “a peça ‘Zé Lins, o Pássaro Poeta’ conduz o público à reflexão, através da narrativa sugerida pela dramaturgia, sobre a cultura nordestina, suas riquezas e valores, contra a quebra de tabus e preconceitos de uma região ainda estigmatizada por seus flagelos sociais”.


MaisPB