Plantão

Quase 200 mil famílias do Pará podem perder descontos na conta de luz, alerta a Celpa

A Celpa e o Ministério do Desenvolvimento Social apontam levantamento em que aproximadamente 198 mil famílias paraenses podem deixar de fazer parte do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica. 

O programa oferece 65% de desconto na conta de luz das famílias de baixa renda e a perda do benefício se dá pela falta de atualização dos dados sociais (CadÚnico) junto aos Centros de Referência e Assistência Social, os CRAS.


Os dados sociais dos clientes beneficiários devem ser atualizados a cada dois anos. “Para checar se esses dados informados já venceram, deve ser feito o contato com a central de relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo número 0800 707 2003. A partir daí será informado se é necessário fazer a atualização cadastral”, orienta o executivo área de Relacionamento com o Cliente da Celpa, Alexandro Freitas.

Em Belém, mais de 39 mil famílias podem deixar de fazer parte do Programa. Na sequência, Ananindeua com um número de cerca de 17 mil usuários que podem perder o benefício. Cidades como Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal e Bragança tem entre seis e sete mil clientes que precisam ir ao CRAS regularizar a situação.

Para se recadastrar, os beneficiários devem procurar o CRAS do seu município ou bairro, com todos os documentos das pessoas que residem no imóvel: comprovante de residência; RG; CPF; e em casos que há crianças na família é necessário levar certidão de nascimento e carteira de vacinação das crianças menores de cinco anos.

Programa

Para ser beneficiário do programa é necessário possuir o NIS (Número de Inscrição Social), ter renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. O usuário deve receber o benefício em apenas uma conta contrato e o endereço de cadastro do beneficiário do CadÚnico estar localizado em um dos municípios do estado do Pará.

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos, podem ser beneficiadas, desde que tenham entre os membros da família pessoa em tratamento de saúde domiciliar que precise uso contínuo de equipamentos hospitalares, que consumam energia elétrica. Para este caso, é necessário apresentar laudo médico certificando a situação de saúde e a previsão do período de uso do aparelho. O laudo médico deve ser homologado por médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações
Interessados podem ir até uma agência de atendimento da Celpa ou ligar para a central de teleatendimento da empresa, pelo número 0800-091-0196.


G1