Plantão

Equipamentos de radiotransmissão do SAMU em Piancó é roubado pela terceira vez

Informações veiculadas numa página pessoal do coordenador do SAMU em Piancó, o enfermeiro e professor Pedro Lima de Azevedo, comunicou que, pela terceira vez, "vândalos" arrombaram a sala onde está os equipamentos de radiotransmissores do SAMU, situado na Serra de Santo Antonio (antigo Cruzeiro) e hoje denominado Mirante de Santo Antonio; e levaram todos os equipamentos que são usados, durante a assistência ao paciente, os profissionais da Central do 192 e das ambulâncias, se comunicarem via rádio em uma frequência limpa e sem ruídos. Apesar do local ser bastante seguro, as pessoas arrombam as portas e como não há monitoração via câmera, fica difícil a identificação, apesar de as polícias Civil e Militar já ter suspeitas. O fato ocorreu na manhã dessa sexta-feira (26/07).


O coordenador Pedro Lima, comunicou a toda população das regiões de Piancó e de Princesa Isabel, que tem bases do SAMU (que são reguladas pela Central de Regulação Médica em Piancó), que em virtude desse  arrombamento seguido de roubo, dos equipamentos (baterias, fontes, ar condicionado, etc) da Sala de Equipamentos, localizado no Cruzeiro de Piancó, "teremos problemas na comunicação via rádio". 

O coordenador Pedro desabafou e disse que "Essa já é a terceira vez que vândalos cometem esse crime, indivíduos que não pensam no sofrimento das pessoas que podem precisar do nosso serviço e por este fato terem prejuízos ou mesmo vir a óbito", disse.

A coordenação do SAMU em Piancó pede que "Todas as bases descentralizadas  liguem para a Central e informem o numero do celular da equipe de plantão".

O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela FMS e que presta socorro em caso de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiatra.  Para acionar o serviço, a população deve ligar para o número 192. O seu primeiro contato é com telefonista e depois com o médico regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância ou se faz orientações médicas.


Por Antonio Cabral