Plantão

Beber recém-nascido morre após 12 dias internado e Maternidade demite médico por suposto erro, no Sertão da Paraíba

Um beber recém-nascido, filho da Cajazeirense Fernanda Pereira Freitas, faleceu na maternidade da cidade de Patos-PB, após 12 dias de internação.

Fernanda deu entrada na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, no Hospital Regional de Cajazeiras, por volta das 15:30 da tarde do último dia 26 de junho, para ganhar bebê, mas, a jovem só foi atendida às 20:00 horas após entrar em trabalho de parto. 




Porém, até as 23:00 ela ficou na enfermaria sentindo fortes dores. Somente após reclamar bastante das dores é que ela foi levada para a sala de parto.

A jovem foi atendida pelo medico João Fabio, o mesmo insistiu durante muito tempo em fazer o parto natural, o que pode ter agravado a situação do bebê, que nasceu sem oxigênio no cérebro, visto que Fernanda só foi encaminhada para cirurgia às 00:20, quando o médico finalmente percebeu que o bebê não nasceria de parto natural.

No entanto, ela e a criança já haviam passado por muito esforço físico. Na cirurgia ela apresentou quadro de hemorragia, porém não foi transferida para a UTI.

Ao chegar em Patos e ver o bebê, a mãe presenciou o mesmo tendo uma parada cardíaca, o que levou ao óbito.


O HRC emitiu uma nota sobre o caso:


ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
HOSPITAL REGIONAL DE CAJAZEIRAS
MATERNIDADE DR. DEODATO CARATOXO


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Conforme vinculado na impressa, sobre o atendimento da paciente Fernanda Pereira de Freitas, durante a condução de seu trabalho de parto na maternidade Dr. Deodato Cartaxo do HRC, onde consta que por falha nos procedimentos dispensados pelo médico obstetra que acompanhou o trabalho de parto desta paciente, resultou em complicações para o recém nascido que culminaram com o óbito deste, a direção deste serviço de saúde obstétrico entendeu que seria necessário afastar o médico envolvido no atendimento no sentido de aguardar a conclusão da sindicância que foi aberta para apuração dos fatos relacionados ao referido caso, para tomar outras providências junto ao órgão de classe e também com intuito de zelar pelo atendimento qualificado e humanizado às gestantes atendidas na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo - HRC, uma vez que já existiam outras reclamações junto à ouvidoria e coordenação da Maternidade do referido profissional médico.



Assessoria de Imprensa com Diario do Sertão