Plantão

Vacinação contra Influenza estima alcançar 90% da população na Paraíba

A vacinação contra a Influenza está sendo ampliada para grupos prioritários a partir desta segunda-feira (22). A 21ª Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 31 de maio de 2019. O público-alvo na Paraíba representa um total de 1.183.605 pessoas a serem vacinadas e a meta é vacinar 90% da população.

A campanha, que começou no dia 10 de abril, até então só havia atingido crianças e gestantes. O Dia de Mobilização Nacional será 4 de maio e, na Paraíba, o evento oficial acontece em Itabaiana. 


Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina na Paraíba e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos 7.338 profissionais na campanha.

Além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde (que, na oportunidade, também deverão ser vacinados com a DTPA, levando em conta a situação vacinal), professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional serão vacinados. 

A novidade para esta segunda etapa é a inclusão de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

“A Paraíba vai receber as doses em cinco remessas, totalizando 1.278.300 doses. Até o momento, a cobertura vacinal das crianças está em 6,56% e das gestantes em 8,16%. Reforçamos aos gestores de saúde que intensifiquem as ações e à população que faz parte dos grupos prioritários que procure as unidades de saúde para se vacinar”, informou a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.

Estratégia – Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.



clickpb