Plantão

Patos ganha hospital para tratamento e cirurgias contra o câncer, no Sertão da Paraíba

O município de Patos, Sertão paraibano, a 317 quilômetros de João Pessoa, recebeu nesta segunda-feira (3) a inauguração do Hospital do Bem, que vai oferecer tratamento oncológico a pacientes do Sertão.

A nova Unidade de Oncologia atenderá pessoas de 89 municípios. A estimativa é que, anualmente, sejam realizadas 650 cirurgias oncológicas e 5,3 mil procedimentos de quimioterapia, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde;
diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos.

A unidade de saúde faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e representa R$ 6 milhões de investimento, na estrutura física e equipamentos. O custo de manutenção é de R$ 60 milhões, anualmente, para todo o Complexo.

O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com dez cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa. 



Portal Correio