Plantão

Abertas inscrições para Residência Médica e Multiprofissional na Paraíba com bolsa de R$ 3,3 mil

Foram abertas nesta sexta-feira (13) as inscrições para o processo seletivo de candidatos às vagas de Residências Médica em seis especialidades e Multiprofissional em Saúde da Criança. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado, a partir da página 20. Confira aqui.
As inscrições ocorrem até o dia 27 para a Residência Médica e até 31 para Residência Multiprofissional. O procedimento deve ser feito na sede do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), no bairro da Torre. Interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 3214-1732.

Os residentes receberão, mensalmente, uma bolsa estipulada pelo Ministério da Saúde, atualmente, no valor bruto de R$ 3.330,43. Serão recolhidos sobre esse valor bruto a contribuição previdenciária e o imposto de renda. As atividades da Residência Médica terão início no dia 2 de março e as da Multiprofissional no dia 6 de março.
Especialidades
Para a Residência Médica estão sendo oferecidas 26 vagas, sendo quatro de Anestesiologia; quatro de Medicina Intensiva; quatro de Ortopedia; cinco de Pediatria, quatro de Ginecologia e Obstetrícia e cinco de Medicina da Família e Comunidade. As atividades das residências ocorrerão no Hospital de Emergência e Trauma da capital; no Arlinda Marques; Edson Ramalho; Maternidade Frei Damião e nos Hospitais Regionais de Patos e Sousa, de acordo com as especialidades.
A Residência Multiprofissional está oferecendo cinco vagas, sendo duas para Enfermagem e uma vaga para cada uma das seguintes profissões: Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. A formação será no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, além de hospitais e serviços de saúde da rede estadual da Paraíba e do município de João Pessoa, com atenção direcionada à saúde da criança e do adolescente.
As residências constituem modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, destinada a profissionais formados em instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Podem ainda se inscrever profissionais estrangeiros, desde que o diploma seja validado. O objetivo principal dos programas de Residência é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).


Portal Correio