Plantão

Paraíba tem 1,6 mil casos de tuberculose em 20 meses; sintomas parecem com gripe. LEIA!

.
Tosse com secreção, febre, cansaço, falta de apetite e dores musculares. Esses são sintomas que podem ser diagnosticados como uma gripe comum, mas que são os mesmos sinais da tuberculose, uma doença mais grave do que a gripe, que teve pouco mais de 1.670 casos notificados desde o ano passado, sendo 1.052 e, 2014 e 621 casos de janeiro a agosto de 2015.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES), a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, sendo conhecida como uma doença infectocontagiosa que causa a inflamação, podendo levar a destruição pulmonar.

De acordo com a SES, a tuberculose também pode ser identificada com a ocorrência de suores noturnos, emagrecimento, tosse seca ou com catarro por mais de 15 dias seguidos, dificuldades para respirar, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar, nos casos mais graves.

A transmissão da doença se dá através da via aérea, com a inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente.

Como tratamento inicial, os pacientes tomam medicação gratuita, fornecida pelo Ministério da Saúde, por seis meses. Após o primeiro mês de ingestão dos medicamentos, o paciente deixa de transmitir a doença, mas caso ocorra interrupção do tratamento o organismo corre o risco de ficar resistente à bactéria, fazendo com que o período de tratamento seja prolongado e, em casos mais graves, o paciente precise de internação ou chegue a óbito.

Na Paraíba, o hospital referência no tratamento da doença é o Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que fica em João Pessoa.



Portal Correio