Plantão

Greve da UEPB pedem presença de interlocutor do Governo do Estado nas negociações. LEIA!

Mais de 70 professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estiveram na Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), na manhã desta terça-feira (1º), para pedir que o governador do Estado, Ricardo Coutinho, nomeei um interlocutor para participar das negociações pelo fim da greve tanto dos servidores, que teve início no último mês de março; quanto dos professores, que começou em junho.

Segundo o representante do Comando de Greve, professor Nelson Júnior, já aconteceram, sem sucesso, quatro reuniões com representantes da Reitoria da UEPB e uma reunião informal com o governador Ricardo Coutinho, que pareceu avançar. 
"No entanto quando a gente chega para conversar com a Reitoria, eles dizem que o Governo é quem decide. Então, chegou a hora de sentar à mesa, os três lados, para encontrar uma solução para nossa pauta", considera Nelson Júnior.

Além da presença do Governo do Estado na discussão pelo fim da greve, o movimento pede a realização de uma audiência pública para discutir a situação da universidade que apresenta diversos problemas como: a inexistência de Campus em João Pessoa, Patos e Monteiro, onde as aulas acontecem, improvisadamente, em escolas públicas; revisão de "contratos precários" de professores, muitos estão sem receber 13º salário, férias; e inexistência de residência universitária. "27,5% dos professores da UEPB são professores substitutos", destacou Nelson Júnior, chamando a atenção para a realização de concurso público na UEPB para amenizar o déficit de docentes.



Clickpb / Foto: Walla Santos