Plantão

Alimentação influencia no humor. LEIA!

Hábitos alimentares podem prejudicar seu bem-estar; veja como fugir deles10 alimentos contra a anemia.
 Se você tem se sentido nervosa, cansada ou estressada com frequência, vale se atentar melhor à alimentação. Alguns grupos de alimentos que parecem trazer conforto e prazer podem, na verdade, estar contribuindo para a indisposição e para a agitação mental. Confira alguns dos principais hábitos alimentares que afetam o humor.
Carboidrato em excesso
Provavelmente, você já experimentou uma sensação prazerosa durante a ingestão de alimentos como massas, frituras e doces, por exemplo. Isso porque os carboidratos estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Entretanto, o efeito é curto e pouco tempo depois, a sensação que fica é estufamento, cansaço, indisposição e irritação. Isso acontece porque, além de esses alimentos serem de baixíssimo valor nutricional, eles fornecem pouca energia ao organismo e elevam rapidamente a sensação de fome.

Como fugir?
Procure substituir carboidratos simples pelos complexos, como aveia e cereais integrais, que são demoram mais para ser digeridos pelo organismo – prolongando a saciedade e disposição. Além disso, o baixo índice glicêmico desse grupo de alimentos é benéfico para manter o bom humor por mais tempo.

Consumir gordura saturada
Alimentos muito gordurosos, embora também deem uma falsa sensação de conforto no momento do consumo, são altamente prejudiciais para a saúde. Em longo prazo eles prejudicam a circulação sanguínea no corpo, o que além de desencadear doenças cardiovasculares graves, fazem com que você se sinta mais agitada e com mais dificuldade de se concentrar e colocar os pensamentos em ordem.

Como fugir?
Troque os alimentos fritos e empanados pelos grelhados ou cozidos, e substitua, sempre que possível, o óleo de cozinha comum pelo azeite de oliva extra virgem, que é fonte de gorduras benéficas para o organismo. Além disso, tente aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, eles ajudam a eliminar as toxinas do organismo mais rapidamente.

Aquecer comida
Muitos dos nutrientes que contribuem para a sensação de bem-estar e de saciedade podem ser perdidos com o calor. Além disso, alimentos quentes podem fazer com que o organismo gaste menos calorias para digerir, o que pode intensificar a sensação de estufamento.

Como fugir?
Sempre que possível, consuma os alimentos sem aquecer. Outra boa alternativa é cozinhar no vapor – esse método é mais eficaz para esquentar a comida e preservar os nutrientes.

Consumir muito doce
Alimentação rica em açúcar é um dos fatores que podem intensificar a depressão e o mau humor, além de estar associada a uma série de doenças graves, como a diabete. Embora proporcionem bem-estar momentâneo – porque estimulam a produção de serotonina – o efeito em longo prazo é o inverso.

Como fugir?
Procure reduzir ao máximo o consumo de doces e crie o hábito de substituí-lo por frutas sempre que possível. Ao adoçar alimentos prefira utilizar substâncias naturais, como mel ou agave ou adoçantes sintéticos em pouca quantidade.

ITodas