Plantão

PSF São Geraldo em Conceição, ganha destaque por trabalhos desenvolvidos em sua comunidade.

Uma das unidades de saúde da família que vem ganhando notoriedade no município de Conceição é o PSF do Bairro Geraldo que tem a frente como coordenadora a enfermeira Gilmara Gomes, medico Dr. Elton Felipe e a odontóloga Dra. Rafaela, diante ao belo trabalho que os mesmo vem desenvolvendo junta a sua comunidade tem sido motivo de diversos elogios por parte de toda demanda atendida por estes profissionais, onde os mesmo não restringe seus trabalhos somente a unidade mais leva todo os seus conhecimento a todos realizando palestras em diversas escolas e entidades que tem demonstrado interesse que este profissionais leva mais conhecimento sobre saúde.

Na última quinta feira (22/08) foi a vez da Escola Leomar Leite receber este profissionais como também os Agentes de Saúdes que compõe a equipe, que realizaram uma palestra com todos os alunos daquele educandário tratando da questão da higiene bucal e física, tirando duvidas dos alunos presentes, para a equipe foi uma satisfação poder contribuir com a educação de nossos estudantes que a cada dia se descobre.

Dra Rafaela falou que a frequente e cuidadosa escovação dos dentes com o uso de fio dental e pasta de dente ajuda a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Se a cárie se desenvolver, o tratamento pode custar caro. 

Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais inclui a escovação e o uso do fio dental. Com esta atitude, você impede que os problemas surjam, além de ser o método menos doloroso e preocupante de se tratar da sua boca.

Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições.

Higiene Física

Já o Dr Elton Felipe falou que a higiene física é um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que devemos cuidar da nossa saúde , por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual.

E fechando o evento a coordenadora do PSF São Geraldo, Gilmara Gomes reforçou o que os profissionais medico e dentista havia abordado, falando da importância de todos este cuidados para que possamos manter uma ótima saúde e o bem estar.

Conceiçãoverdade