Plantão

Não perca tempo no trabalho.


Tempo que o funcionário perde na empresa poderia ser melhor aproveitado e até render uma promoção

Uma pausa para o cafezinho deixa qualquer funcionário feliz e até ajuda no rendimento do trabalho, mas quando essa pausa se estende e prejudica as atividades, é hora de repensar seu comportamento como profissional. A dica vale também para quem abusa do uso do computador para coisas pessoais, vai ao banheiro com a colega para conversar sobre o fim de semana ou sobre as tendências de moda etc. 

O tempo que o funcionário perde na empresa poderia ser melhor aproveitado e até render uma promoção.
Em relação ao empregado que fuma, o Grupo Par realizou uma pesquisa recentemente e constatou que 20% do tempo de trabalho é perdido com o cigarro. Conforme o diretor executivo do grupo e especialista em finanças corporativas e pessoais, Marcelo Maron, um empregado que fuma pode estar desperdiçando 20% do seu dia de trabalho com o vício. Segundo ele, esse tempo longe da mesa de trabalho pode até não representar muito para o funcionário, mas é valioso para a empresa.

Com a eliminação dos fumódromos, os empregados costumam ir para a rua ou ambientes arejados para fumar. Isso significa que, além do tempo necessário para fumar um cigarro apenas, o tempo médio dessa atividade não será inferior a 15 minutos de trabalho perdidos para cada cigarro fumado. Um funcionário que fume seis cigarros durante as 8 horas de trabalho, sendo três pela manhã e três à tarde, vai gastar, em média, 90 minutos. “Nada menos que 1h30 de uma jornada de 8 horas, o que equivale a 20% do horário”, declarou Maron.

Segundo o especialista, isso é o mesmo que dizer que, teoricamente, um funcionário fumante rende 20% menos que outro que não tem esse hábito. Maron disse ainda que, considerando os cálculos, muitas empresas começam a preterir os candidatos fumantes nos processos seletivos. “Além disso há uma grande pressão para que só fumantes deixem de fumar durante o trabalho”, afirmou.
Outra coisa que pesa na hora de contratar uma pessoa que fuma é o cálculo do uso do plano de saúde. Segundo Maron, “empregados com problemas circulatórios, cardíacos ou até mesmo de câncer elevam de modo considerável os gastos com o plano de saúde, que já é a segunda maior despesa de pessoal das empresas, logo após a folha de pagamento”. Segundo o especialista, reduzir o número de fumantes no trabalho é um fator de redução do custo de plano de saúde, e as empresas estão caminhando nessa direção.
EVITE FALAR DEMAIS NAS PAUSAS
O cigarro não é o único vilão responsável pela perda de tempo no trabalho. Tem funcionário que faz uma pausa para o cafezinho e pensa que está em casa. Há gestores que reclamem de funcionárias que vão juntas ao banheiro e iniciam por lá uma longa conversa sobre assuntos pessoais, demorando a voltar para a mesa de trabalho.
Para a gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com Carmem Benet, as conversas paralelas fora do assunto profissional e interrupções sem necessidade são altamente prejudiciais à produtividade do funcionário no ambiente de trabalho. As conversas paralelas devem ser abolidas ou pelo menos reduzidas o máximo possível. Além de interferir na sua produtividade, também atrapalha a concentração do colega ao lado.

Outro fator que implica em perda de tempo é referente aos equipamentos eletrônicos. Se eles quebram com frequência, segundo Carmem, o funcionário vai demorar para concluir uma tarefa. “Ambiente com oscilação de temperatura também entra na lista das principais causas que representam perda de tempo no trabalho”, afirmou a gerente.

Segundo ela, o funcionário que passa muito tempo no cafezinho pode ser mal visto pelo chefe e até perder a chance de ser promovido. “A pausa para o cafezinho deve ser um momento breve, propício para uma descontração durante o expediente. Torna-se inadequado quando o profissional interrompe com frequência suas atividades, prejudicando assim seu rendimento profissional”, declarou Carmem. Em outras palavras, significa dizer que a pausa para o cafezinho deve ser realmente uma pausa e não um intervalo grande. “O funcionário fatalmente será avaliado pelos seus resultados. A perda de tempo influencia diretamente na sua atuação profissional”, completou.

CONCENTRAÇÃO PARA REALIZAR AS TAREFAS E PRODUZIR MAIS
Quando o tempo no trabalho é bem aproveitado, ganha a empresa e o funcionário. As dicas da gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com Carmem Benet para a otimização do tempo são: procurar iniciar e finalizar uma atividade de cada vez, em vez de tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo e não concluir nenhuma; fazer paradas curtas, após realizar tarefas cansativas, o que vai fazer seu rendimento aumentar; evitar conversas que não sejam pertinentes ao trabalho etc.

De acordo com a gerente, outra dica para render mais no trabalho é focar nas atividades que estão sendo realizadas naquele instante, o que vai evitar desperdício de tempo para possíveis correções. “Outra coisa importante é identificar qual o momento do dia em que seu ritmo biológico rende mais. Pessoas oscilam quanto ao ritmo interno.
Algumas rendem mais no período da manhã e outras à tarde. Fazer o que despende mais energia nos momentos em que o ritmo seja mais produtivo é uma ótima dica”, afirmou.


Por fim, ela citou o uso das redes sociais. Quando há exagero, há também perda de tempo. O funcionário deve ter o bom senso de usar as redes sociais de forma equilibrada. Para evitar dor de cabeça, muitas empresas preferem bloquear o acesso a sites como Facebook, Twitter e Instagram. Entretanto, não há como negar a importância dessas ferramentas em outras empresas que trabalham com comunicação, publicidade, tecnologia da informação, etc. “A recomendação é evitar ficar conectado tempo demais às redes sociais”, finalizou.