Plantão

Governo reforça segurança da residência oficial da presidente Dilma Rousseff.



Barreiras de pinos com acionamento eletrônico foram instaladas nas três portarias do Palácio da Alvorada
Foto: Ailton de Freitas / O Globo
Barreiras de pinos com acionamento eletrônico,
foram instaladas nas três portarias
 do Palácio da Alvorada
AILTON DE FREITAS / O GLOBO
BRASÍLIA — Em tempos de protestos pelo país, a Presidência da República reforçou o sistema de segurança dos acessos ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff. Barreiras manuais instaladas no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram substituídas por pinos hidráulicos, acionados por controle remoto. O sistema, que custou R$ 737.500,00, funcionará na portaria principal do Alvorada e nos dois acessos laterais.
Segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), "a instalação de pinos hidráulicos reforça a segurança e agiliza a entrada e a saída de veículos no Palácio da Alvorada". A obra inclui, além da instalação dos pinos hidráulicos, a remoção dos antigos e a restauração do asfalto nas três entradas. A previsão é que fique pronta até a próxima quarta-feira. O controle das pessoas que entram no Palácio continuará sendo feito mediante identificação individual. Ministros, autoridades e convidados da presidente têm de passar pela identificação.
Os pinos foram instalados em frente aos portões do Palácio. A obra foi contratada por meio de pregão eletrônico, em dezembro de 2012. A empresa vencedora foi Indústrias Rossi Eletromecânica.
Antes da instalação do moderno sistema, o acesso era controlado por pinos manuais, que eram abaixados ou levantados, conforme o movimento de carros. Grades e cones de trânsito também são colocados nos acessos do Alvorada para controlar a circulação de carros e pessoas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/governo-reforca-seguranca-da-residencia-oficial-de-dilma-9188481#ixzz2a9W12g00 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


O Globo