Plantão

TCE bloqueia contas de um município do Vale do Piancó. Confira!

Prefeitura de Igaracy
O Tribunal de Contas da Paraíba informou nesta segunda-feira (16) que determinou o bloqueio das contas da prefeitura municipal de Igaracy, no Vale do Piancó. A decisão foi tomada após ser verificada a ausência de remessa dos balancetes da Prefeitura para Câmara dos vereadores, com relação às prestações de contas referentes aos anos de 2011 e 2012.

De acordo com o TCE, o presidente Fernando Catão, encaminhou ofícios à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil informando o bloqueio das contas da prefeitura de Igaracy.

Nos documentos ele ressalta que o “bloqueio implica a total impossibilidade de movimentação da conta, através de cheque ou qualquer outro documento hábil”. Só é permitida a administração apenas a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que mantenha o poder aquisitivo dos recursos.

A denúncia foi feita pelo próprio legislativo da cidade. A prefeitura de Igaracy provavelmente irá recorrer da decisão que determinou o bloqueio das contas.


As contas bancárias só serão desbloquedas quando a Prefeitura regularizar a sua situação junto ao Tribunal. Enquanto isso não acontece, o município deixará de cumprir com suas obrigações administrativas e a população é quem pagará a conta.

Outro município que também poderá ter suas contas bloqueadas, pelo mesmo motivo, é Catingueira. O TCE decidiu, após acatar sugestão de uma auditoria realizada, fixar o prazo de 31 de julho para que o prefeito Edivan Félix envie ao legislativo local os balancetes referentes aos meses de março, abril, maio e junho deste ano sob pena de ter igualmente suas contas bloqueadas.



Diamante Online / folha do vali