Plantão

Em Conceição, candidatos não mostram real patrimônio, e prevê em gasto expressivo na campanha

Três coligações disputam a Prefeitura de Conceição na Paraíba!



Vani Leite Braga , Alexandre Braga e Nilson Lacerda
Se fosse para levar a sério a declaração de bens apresentada por dois dos três candidatos a prefeito de Conceição, poderia se dizer, que eles estão na faixa de pobreza, mas, como grande parte dos políticos não costuma assumir oficialmente o patrimônio que de fato possui, inscrevendo seus bens em nome de terceiros, as declarações patrimoniais feitas por eles à Justiça Eleitoral viram piada.

A ex-deputada estadual e atual prefeita Vani Leite Braga (PSD), que disputa a reeleição pela coligação Unidos por Conceição, declarou possuir apenas um título de capitalização na Caixa    Econômica Federal, e uma conta no Banco do Brasil, totalizando 8,3 mil reais de patrimônio. Já na previsão de gasto para sua campanha, Vani declarou que pretende gastar até 150 mil reais.

O ex-prefeito Alexandre Braga (PDT), que disputa a Prefeitura conceiçoense pela coligação A esperança se renova, declarou um patrimônio ainda menor: 6,2 mil reais, resultado de um pedaço de terra e duas linhas telefônicas. Mas com relação a despesas de campanha, planeja gastar até 300 mil reais.

O outro candidato da oposição, Nilson Lacerda (PSDB), declarou um patrimônio mais condizente com sua real condição social: 20 mil reais, resultado de duas propriedades, mas poderá gastar até 300 mil em sua campanha, como previu em seu ato de registro de candidatura.

Considerando as três coligações, conforme a previsão oficial de gastos, o valor máximo de despesas não poderá ultrapassar 750 mil reais, o que já é um recurso considerável, mas, de fato, os gastos serão bem maiores do que isso, é o chamado Caixa 2, abastecido por dinheiro não contabilizado oficialmente.

O voto dos 14.029 conceiçoenses, serão disputados por três candidatos a prefeito, e 40 candidatos ao cargo de vereador, distribuídos nas três coligações. Fotos (TSE): candidatos como vão aparecer nas urnas.



folha do vali