Plantão

Cinco anos após acidente, é inaugurado memorial para as vítimas da TAM. Confira!

O acidente com o voo TAM JJ3054, que explodiu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, completou cinco anos nesta terça-feira (17). Em homenagem às 199 vítimas da maior tragédia da aviação brasileira, será inaugurada às 19h a Praça Memorial 17 de julho. O monumento fica no ponto exato da colisão do avião com o antigo prédio da TAM Express, na avenida Washington Luís.

A área, de 8.318 metros quadrados, possui 199 luzes de LED que simbolizam as vítimas. Uma amoreira, a única árvore que resistiu ao acidente, encontra-se no meio da praça. “Nós a encontramos entre os escombros e ela foi transformada em uma escultura viva de celebração da vida”, diz Marcos Cartum, arquiteto que desenvolveu o projeto, em comunicado da prefeitura.

O projeto inclui solicitações da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054 (Afavitam), como o nome “Memorial 17 de julho” visível da avenida Washington Luís e os nomes das vítimas escritas no local. As obras, que começaram em dezembro de 2011, contaram com um investimento total de cerca de R$ 3,6 milhões.

Antes da solenidade oficial de inauguração da praça, membros da Afavitam organizaram manifestações no aeroporto de Congonhas, além de uma missa campal, celebrada pelo bispo de Santo Amaro, dom Fernando Antonio Figueiredo. Em Porto Alegre, cidade de onde partiu a aeronave, parentes se reuniram no Largo da Vida, junto ao aeroporto Salgado Filho.

Veja o vídeo:


G1