Plantão

Moro diz que resultado da eleição pode colocar Lava Jato em risco

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processo da Lava Jato em primeira instância, disse que o resultado das eleições deste ano pode ser um “retrocesso” no combate à corrupção.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Moro disse que o Brasil precisa “do exemplo de lideranças honestas” e de “políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades da corrupção”.


Moro disse ainda que discussões sobre o combate à corrupção precisam ser feitas no período eleitoral, porque “a corrupção espalhada, disseminada e profunda” é um dos principais problemas a serem resolvidos.

“A Justiça tem que funcionar. Então, pessoas culpadas têm que ser punidas, segundo o devido processo, mas não só isso é suficiente. Precisamos do exemplo de lideranças honestas e, por outro lado, precisamos de reformas de políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades à corrupção”.

Sobre processos pendentes de julgamento na Lava Jato, o magistrado disse: “A dúvida é o que vai acontecer daqui para a frente. Vamos retomar aquela tradição de impunidade ou isso representou uma quebra significativa? Nessa perspectiva existe sempre um risco de retrocesso em relação a esses avanços. E há um risco, ainda, que nós não avancemos mais. Para avançar mais, precisamos, além de processos efetivos contra a corrupção, de mudanças políticas mais gerais nas leis para diminuir os incentivos e oportunidades para a corrupção. Mas os riscos sempre permanecem. Isso é algo que não vai ser dessa eleição, nem da próxima, sempre vai existir esse risco. Eu espero que não se concretize”.



Yahoo Notícias