Últimas Notícias

Veja as Manchetes!

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Paraíba confirma 20 casos de infecção pela superbactéria KPC em 2018

Nos cinco primeiros meses de 2018, foram confirmados 20 casos de infecção pela superbactéria KPC, na Paraíba, segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Controle e Infecção em Serviços de Saúde, Ana Campanile. 

A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) é conhecida assim por ser resistente a vários antibióticos.


No entanto, a profissional explicou que os casos confirmados no estado são subnotificações. “A gente ainda tem muitos hospitais, principalmente no interior da Paraíba, que não têm acesso a um laboratório de qualidade para fazer essa identificação”, relatou.

De acordo com Ana Campanile, esses casos são registrados no mundo inteiro, em hospitais públicos e particulares. “Quando a gente fala em superbactéria, a gente está falando, hoje, em pan-resistência. Naquelas bactérias que, praticamente, não têm sensibilidade a nenhum antibiótico que a gente tem no mercado no momento”, disse.

A limpeza correta das mãos, em especial em ambientes hospitalares, é uma das principais formas de prevenir a transmissão da bactéria. “As mãos têm que ser higienizadas antes de tocar os pacientes e depois que toca o paciente. Seja com água e sabão, seja com álcool gel. Isso é que tem que ficar guardado para todo mundo”, afirmou.


Da Redação com Antônio Vieira da G1

Comente aqui com o Facebook: