Plantão

Sinal de TV analógica será desligado em JP e mais 13 cidades da Paraíba em 80 dias

A contagem regressiva continua na Paraíba! Faltam 80 dias para o desligamento da TV analógica em 13 municípios do estado. A partir do dia 30 de maio de 2018, a TV Cabo Branco e todas as emissoras locais de sinal aberto passarão a ser transmitidas apenas na tecnologia HD (alta definição; do inglês, high definition).

O apagão será em João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado. Para continuar assistindo à programação, a população dessas cidades precisa adquirir um televisor com conversor integrado ou um decodificador externo.

TV digital na Paraíba

O processo de implantação da TV digital na Paraíba começou em João Pessoa com a fase de testes em 2009. Naquele ano, a TV Cabo Branco se tornou oficialmente a primeira emissora a inaugurar a tecnologia no estado. Em Campina Grande, a televisão com cara de cinema chegou em 2013, fazendo da TV Paraíba a pioneira em HD no interior paraibano. No ano de 2014, o sinal foi inaugurado nas regiões de Itabaiana, Patos, Guarabira, Sousa e Cajazeiras. Dois anos depois, foi a vez da região polarizada por Catolé do Rocha.

Entre as vantagens da TV digital, destaca-se a alta qualidade da imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com a de aparelhos home theaters), que oferece uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências.

Outro benefício é a portabilidade, que permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como telefones celulares e televisores de mão – desde que estes sejam equipados com receptor de TV. E não para por aí. Graças à tecnologia, também é possível assistir à programação por meio de equipamentos mobile, como no carro, por exemplo.



Paraíba Ja