Plantão

MPF vai investigar atrasos e extravios de produtos do exterior pelos Correios em João Pessoa

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba instaurou inquérito civil para investigar atrasos na entrega e extravios de encomendas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A portaria com a determinação está publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da instituição.

Conforme o MPF, diversas representações foram oferecidas contra a prestação de serviços prestada pelos Correios, que relataram “constantes atrasos nas entregas de mercadorias pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, bem como a ocorrência de extravio de produtos, especialmente provenientes do exterior”.


A justificativa do MPF para instauração da investigação é a melhor apuração da possível ineficiência do serviço em João Pessoa, e ainda a adoção de medidas que restabeleçam a qualidade no atendimento à população.

Os Correios em João Pessoa será notificado e no prazo de vinte dias deve justificar os constantes atrasos nas entregas de mercadorias na Capital, principalmente as vindas do exterior. A empresa também deverá enviar relatório contendo a quantidade de mercadorias recebidas para entrega e efetivamente entregues, mês a mês, no ano de 2017 e em 2018; a quantidade de funcionários responsáveis por tais entregas; o quantitativo de reclamações oferecidas mês a mês em 2017 e 2018 em razão de atrasos na entrega de mercadorias; e eventuais medidas que estejam sendo adotadas ou que poderiam ser implementadas para restabelecer a eficiência no atendimento à população.

Deverá ser informada, ainda, a quantidade de mercadorias extraviadas, mês a mês, no ano de 2017 e em 2018, bem como a quantidade de reclamações recebidas no mesmo período relacionadas a tais extravios, indicando o procedimento adotado pela empresa quanto ao ressarcimento do remetente e do destinatário.

Confira publicação do MPF:

Blog do Gordinho