Plantão

Morre aos 98 anos, “Manoel Mandú” o patriarca da família Mandu, em Conceição

Morreu no final da noite deste sábado (6), Manoel Ferreira Leite, mais conhecido como “Manoel Mandú”, na cidade de Conceição. Ele estava internado, há dias, no Hospital e Maternidade Caçula Leite, onde faleceu.

Manoel Mandu foi casado duas vezes, ao longo da sua vida. Seu primeiro casamento foi com a saudosa Odete Ferreira de Moura, com quem teve 7 filhos. Viúvo, ele se casou com Maria Luíza Leite, com quem teve 12 filhos e adotou outro.


Ao todo, com muito trabalho, muito empenho e muita luta, Manoel Mandu criou seus 20 filhos, que foram se multiplicando em netos e bisnetos. São 56 netos e 6 bisnetos, do quase centenário, que simbolizou bem a 'bravura do nordestino', que luta todos os dias para sustentar a sua família, referência maior da sua existência. Enquanto vivo, ele foi a referência maior da sua família, de quem recebeu todo o carinho até os últimos momentos da sua existência.

Apesar das grandes dificuldades, enfrentadas pelas constantes secas no sertão nordestino, Manoel Mandu trabalhou incansavelmente, enfrentando muitas vezes o ‘sol escaldante’ para conseguir criar seus filhos, de quem recebeu todo o carinho e dedicação até seu último suspiro. Tudo isso porque um desbravador, um homem que dedicou a sua inteirinha à sua família, tornou-se o referencial maior dela e há de ser ‘o seu espelho’ por muitas gerações.

Dedicação de genro chama atenção


Nos últimos dias os filhos de Manoel Mandu dormiam com ele, de forma reversada no hospital Caçula Leite. Mas, a dedicação do genro, o policial militar, Francisco de Assis, chamou a atenção pelo carinho. Como um filho ele dedicou uma atenção especial ao sogro, empenhando-se nos cuidados dele até o último ato solitário do seu suspiro.

“MEU SOGRO, MEU SEGUNDO PAI

Aprenda a reconhecer a importância do seu sogro em sua vida, afinal ele é alguém que sempre estará ao seu lado pronto a lhe auxiliar e procurar o melhor para você e sua família. Respeite-o sempre e reconheça o seu valor!”, postou o policial na sua página pessoal de Facebook, que aliás, foi o cenário de diversas postagens carinhosas do genro.



Por Gilberto Angelo